Leia MaisPor que pedimos a intercessão de São Bento contra o mal?Se Deus criou tudo, quem criou o mal?De acordo com o exorcista Monsenhor Stephen Rossetti, no episódio da série 'Inexplicável' sobre encontros satânicos do canal History, Papa Francisco foi o Pontífice que mais abordou sobre a realidade do demônio. Além disso, Francisco o retrata como alguém real.
“Não devemos pensar no diabo como um mito, uma representação, um símbolo, uma figura de linguagem ou uma ideia. Esse erro nos levaria baixar a guarda, a ficar descuidados e acabar mais vulneráveis”, explica Papa Francisco no documento Gaudete et exsultate: Exortação Apostólica sobre a chamada à santidade no mundo atual.
O demônio é o responsável por nos provocar tentações e, quando estamos longe de Deus, as chances de cair em suas armadilhas aumentam. Isso porque o diabo não mostra sua verdadeira face; ele se finge de amigo, de anjo da luz, mas é apenas sua forma de nos persuadir, como anjo da sombra.
“E ele tem esta capacidade; esta capacidade de seduzir. Por isso, é muito difícil entender que é um derrotado, porque ele se apresenta com grande poder, promete tantas coisas, traz presentes – bonitos, bem embrulhados– ‘Oh, que lindo!’ – mas você não sabe o que tem dentro – ‘Mas o papel fora é bonito’. Ele nos seduz com o embrulho sem nos mostrar o que tem dentro. Sabe apresentar as suas propostas para a nossa vaidade, a nossa curiosidade.”- Papa Francisco
O Pontífice explica que a vocação do satanás é destruir a obra de Deus, por isso não devemos dialogar com ele. Isso porque ele é mais inteligente que nós, conhece as nossas fraquezas e sabe nos manipular.
Um grande ensinamento é o caso de Eva, que se rendeu a conversa e comeu o fruto proibido. Em contrapartida, Jesus é a nossa referência, que em meio ao deserto expulsa os demônios e não dialoga com ele, mas sim o responde com a Palavra de Deus.
”Enfim, sede fortes no Senhor e no poder de sua força. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às insídias do diabo. Pois não é contra sangue e carne que temos de lutar, mas contra as soberanias e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal que habitam os espaços celestes. Por isso tomai a armadura de Deus a fim de que possais resistir no dia mau e permanecer de pé, depois de superadas todas as provas. Ficai firmes, portanto, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça e, como calçado aos pés, o zelo em propagar o Evangelho da paz; tendo sempre na mão o escudo da fé, graças ao qual podereis extinguir todos os dardos incendiários do Maligno; tomai, finalmente, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Rezai sem cessar com todo o tipo de orações e de súplicas no Espírito, mantendo uma vigilância incansável e intercedendo por todo o povo santo. Rezai também por mim, para que, ao abrir a boca, me seja dada a palavra para anunciar com franqueza o mistério do Evangelho, do qual sou embaixador em minhas prisões, e eu possa proclamá-lo com ousadia como devo.” (Efésios 6, 11-12).
Recentemente um vídeo que o cantor Léo Santana usa na abertura de um de seus eventos, chamado “Baile da Santinha”, traz na abertura um homem está sem camisa, vestindo calça vermelha e com chifres, no meio de uma projeção que faz referência ao inferno.
Na ocasião, alguns fãs não gostaram do que foi exibido e criticaram o artista, que logo se pronunciou e afirmou ser “temente a Deus”.
"Sou um homem de Deus, além de toda a minha base familiar e amigos. Mas sobre o que viralizou do Baile da Santinha, um projeto que rodamos o Brasil inteiro, quer por sinal vai completar 10 anos de existência, sabe que é um projeto muito temático, que brinca com a ideia de céu e inferno, do diabinho e santinha, de quem é você no baile. Pode ser que a gente tenha exagerado na imagem, do conteúdo, mas quem sabe da minha crença sou eu, que adoro um único Deus. Se houve essa dúvida, pode tirar. Aquilo é só uma alusão sobre a brincadeira que levamos para o Baile da Santinha".
Diante deste episódio, é importante que os cristãos entendam a importância de não dialogar com o mal, não reverenciar sua presença mesmo que a ocasião seja um show ou apresentação artística.
Em 2020, durante o Angelus, Francisco fala que não devemos jamais dialogar com o diabo e explica que devemos estar sempre próximos a Deus para que tenhamos defesa contra o mal.
“Ele (Satanás) mistura a sua às muitas vozes que tentam domar a consciência. De muitos lugares chegam mensagens convidando as pessoas a "deixarem-se tentar" para experimentar a embriaguez da transgressão. A experiência de Jesus ensina-nos que a tentação é a tentativa de percorrer caminhos alternativos aos de Deus, que nos dão a sensação de autossuficiência, de gozo da vida como um fim em si mesmo. Mas tudo isso é ilusório: logo percebemos que quanto mais nos afastamos de Deus, mais nos sentimos indefesos e inermes diante dos grandes problemas da existência.” – Papa Francisco
"É um condenado, é um derrotado, é um encoleirado que está para morrer, mas é capaz de fazer estragos. E nós devemos rezar, fazer penitência, não nos aproximar, não dialogar com ele. E no final, procurar a mãe, como as crianças. Quando as crianças têm medo, procuram a mãe: “Mãe, mãe… estou com medo!”, quando sonham... procuram a mãe. Procurar Nossa Senhora; ela nos protege. E os Pais da Igreja, sobretudo os místicos russos, dizem: nos tempos de turbamentos espirituais, refugiar-se sob o manto da grande Mãe de Deus. Procurar a Mãe. Que Ela nos ajude nesta luta contra o derrotado, contra o cão encoleirado para vencê-lo." – Papa Francisco
"Peçamos ao Senhor, foi a invocação final do Santo Padre, 'que faça crescer em nosso coração a fé em Jesus Cristo, seu Filho', que assumiu a nossa natureza humana, 'para lutar com a nossa carne e vencer na nossa carne' o diabo e o mal. E que essa fé 'nos dê a força para não entrar no jogo desse grande invejoso, o grande mentiroso, o semeador de ódio'”. – Vatican News sobre fala do Papa Francisco
Oração para quando estiver com medo
Desconstruindo o medo: como a vulnerabilidade nos fortalece
A obra "Vulnerabilidade" de René Dentiz, nos convida à coragem e à transformação pessoal, abordando temas mais evidentes até os mais desafiadores.
A12 completa 15 Anos: veja onde chegamos!
O A12 celebra 15 anos de impacto digital, unindo fé, conteúdo de qualidade e tecnologia para milhares de pessoas.
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.