Recentemente, o Papa Francisco destacou a importância da fortaleza, uma virtude essencial para a vida humana, em suas catequeses sobre os vícios e virtudes.
O Santo Padre começou sua reflexão com a definição do Catecismo sobre esta virtude:
“A fortaleza é a virtude moral que, no meio das dificuldades, assegura a firmeza e a constância na prossecução do bem. Torna firme a decisão de resistir às tentações e de superar os obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza dá capacidade para vencer o medo, até da morte, e enfrentar a provação e as perseguições” (CIC, 1808).
Todos enfrentamos dificuldades e sofrimentos na vida, e a fortaleza é fundamental para superar esses desafios. O Papa Francisco explica que a fortaleza nos ajuda tanto nas batalhas internas quanto nas provações externas. Nos ajuda a enfrentar os inimigos interiores:
“Há inimigos internos que devemos derrotar, e o seu nome é ansiedade, angústia, medo, culpa: todas estas forças que se agitam no nosso íntimo e que, em certas situações, nos paralisam. Quantos combatentes sucumbem até antes de começar o desafio! Porque desconhecem estes inimigos interiores. A fortaleza é, antes de tudo, uma vitória contra nós próprios. A maior parte dos medos que surgem dentro de nós, é irrealista e não se concretiza de forma alguma”.
Além das batalhas internas, há as provações externas. Assim nos explica Francisco:
“Além das provações internas, existem os inimigos externos, que são as provações da vida, as perseguições, as dificuldades que não esperávamos e que nos surpreendem. Com efeito, podemos procurar prever o que nos vai acontecer, mas a realidade é, em grande medida, feita de acontecimentos imponderáveis e, neste mar, às vezes, o nosso barco é arrastado pelas ondas. Assim, a fortaleza faz de nós marinheiros resistentes, que não se amedrontam nem desanimam.”
A fortaleza é uma das virtudes cardeais, essenciais para a vida cristã, juntamente com a justiça, temperança e prudência.
Leia MaisPassando por momentos de tribulação? Olhe para Maria, Nossa Senhora da PazSalmos para te alegrar em momentos difíceisComo não cair em momentos difíceis da vida?
Ela também é um dom de Deus. A virtude da fortaleza nos ajuda a enfrentar os males cotidianos, enquanto o dom da fortaleza, concedido pelo Espírito Santo, nos dá força para suportar males inevitáveis, como a morte.
Recebemos os dons do Espírito Santo no Batismo e devemos mantê-los ativos, através de uma vida profunda de oração e busca pela santidade. A fortaleza dos mártires, que enfrentaram todos os perigos sem renunciar à fé, é um exemplo máximo dessa virtude e dom.
Para todos nós que enfrentamos os desafios da vida, a fortaleza é um grande remédio. Ter coragem, proporcionada pela fortaleza, significa superar medos e limitações, confiando em Deus e na Sua graça. Em um mundo cheio de incertezas, a fortaleza nos dá a capacidade de enfrentar e superar adversidades com fé e esperança.
Lembremos sempre que, com a ajuda do Espírito Santo, podemos ser fortes diante dos desafios da vida. A fortaleza, como virtude e como dom, é essencial para perseverarmos no bem e no caminho que conduz à vida verdadeira.
Ativismo ou vandalismo? A manifestação e os gestos de jesus
Uma reflexão sobre a diferença entre ativismo e vandalismo, defendendo manifestações pacíficas e éticas como caminho para mudanças reais na sociedade.
Peça a intercessão do Beato Redentorista Pedro Donders
Tenha em mãos o novenário pedindo as graças de Deus pelo ministério do beato redentorista
Papa: "combate ao abuso infantil é urgente"
Pela segunda semana seguida na Audiência Geral, Santo Padre faz menção às crianças que sofrem com abusos
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.