Continuando nossa reflexão passada, podemos dizer que personalização dá fé se identifica com o momento da decisão pessoal por Jesus Cristo, quando se abandona o cristianismo herdado da família e da cultura para torná-lo pessoal. Trata-se de uma fase decisiva e inevitável para quem deseja crescer na fé.
A etapa seguinte é continuação da primeira e se define como interiorização da fé. Em que consiste?
Leia MaisA personalização da féA interiorização vem depois da personalização da fé, caracterizando-se como uma etapa mais exigente e comprometedora. Santo Agostinho elaborou um princípio que atravessou a história da espiritualidade, o princípio da interioridade, mostrando que o encontro com Deus acontece no interior da pessoa. Afirma o grande santo:
“Entrei em meu interior guiado por ti – e pude fazê-lo porque tu te fizeste minha ajuda – e vi com os olhos da minha alma uma luz incomunicável”.
O santo confessa ter encontrado Deus dentro dele mesmo e não fora, onde o havia buscado por muito tempo:
“Tu estavas dentro de mim e não fora, e eu fora te buscava”.
Em Santa Teresa de Ávila, mística e doutora da Igreja, esse princípio reaparece. Ela fala da alma como a dimensão transcendente do ser humano, sua dimensão de interioridade, e constata:
“Mas as riquezas que há nesta alma, seu grande valor, quem nela habita – eis o que raras vezes consideramos. O resultado é não fazermos caso de sua beleza, nem procurarmos com todo cuidado conservá-la”.
É dentro da pessoa, afirma Santa Teresa, “onde se passam as coisas mais secretas entre Deus e a alma”. Portanto, segundo os grandes místicos da Igreja, o lugar de Deus no ser humano é na sua interioridade.
O caminho normal da maturidade vai sempre do exterior para o interior, seja na dimensão humana ou na espiritual. O encontro de Deus se dá no interior e fortalece a pessoa a partir de dentro. A ação do Espírito Santo, graças à abertura da pessoa à graça de Deus, sobretudo na oração e na vida sacramental, aprofunda a comunhão com Deus. Dá-se, portanto, um crescimento da intimidade do crente com seu Senhor. Nessa etapa, a experiência do mistério da participação do cristão na vida de Deus se torna mais profunda e total. Interioridade significa crescimento na assimilação da graça, maior participação e autenticidade de vida.
A verdadeira interioridade espiritual não significa evasão ou busca de isolamento, nem mera introspecção, mas está em constante harmonia com a exterioridade. Na vida de Santo Afonso, por exemplo, há uma perfeita harmonia entre vida interior e exterior. O santo conjugava longos momentos de recolhimento com uma intensa atividade na construção do Reino. Os processos espirituais se realizam nas faculdades psicológicas e, de algum modo, dependem de sua disposição e maturação.
Nunca se pode separar o psíquico do espiritual, porque o processo espiritual acontece no psiquismo da pessoa. Dificuldades psicológicas são, às vezes, empecilho para a maturidade espiritual. A interioridade espiritual exige a psíquica. Isso não quer dizer que pessoas afetadas em seu psiquismo por certas anomalias não possam cultivar a interioridade e amadurecer na sua experiência de Deus. Às vezes, um psiquismo mais frágil leva a um consistente crescimento interior.
A ninguém Deus nega sua graça, que pode encontrar na fragilidade uma “brecha” para irromper na vida da pessoa. De qualquer modo, segundo Santa Teresa, mestra da vida cristã, há uma passagem obrigatória na vida dos cristãos: aquela que vai da exterioridade à interioridade.
Quem fica na “exterioridade” não consegue entrar em si mesmo para encontrar-se com Deus.
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