“O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os habitantes nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is, 9,1)
Estamos próximos do Natal, e esse período nos faz falar de luz, que ilumina os ambientes onde estamos.. Um dia, em meio a suas pregações, Jesus declarou: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não caminha na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).
A luz é um reflexo dessa divindade, segundo a Palavra de Deus. O significado simbólico da luz é vida, felicidade, alegria, salvação e libertação.
Algumas citações dão o exemplo disso: a luz na prisão de Pedro revela o anjo da libertação. Paulo reconhece a presença de Deus na luz que o cega. A nuvem luminosa na transfiguração mostra a presença de Deus. O Senhor é a luz verdadeira e nele os cristãos habitam.
Entre os significados da luz está o conhecimento, a verdade em contraposição com a escuridão da mentira e da ignorância. Assim, a luz nos faz viver, indicando a estrada a seguir. Enquanto gera calor, a luz significa também amor. Onde há amor levanta-se a luz no mundo e o ódio, a escuridão se dissipam.
Jesus nos revela a grandiosidade do amor de Deus Pai por nós, quando disse a Nicodemos: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Se o Senhor não tivesse vindo e morrido na cruz por nós, não teríamos a vida eterna com Deus. Por isso, Cristo é o maior presente que cada um de nós recebeu do Pai. Então, devemos sempre corresponder a esse amor.
Neste vídeo do A12, o missionário redentorista Padre Célio Lopes ressalta que Jesus, Luz do Mundo é esse presente que Deus enviou para nos salvar!
Ao meditar essa reflexão semanal, você já pensou sobre a importância da luz?
Como é triste ficar sem a luz, não é verdade? Nós, seres humanos do século 21, estamos acostumados a ter a luz elétrica, e, quando acontece um “apagão”, logo reclamamos.
Imagine então para os prisioneiros, um dos piores castigos é a privação do banho de sol e, nos casos extremos, da luz.
Nas celas isoladas, a pessoa perde a noção de dia e da noite, causando uma total desorientação, afetando até o metabolismo.
E você, aceita receber a Luz do Mundo que é Jesus ou está privado dela e desorientado na vida?
.:: Os títulos de Jesus: A luz do mundo
Por que Jesus nasceu pobre?
O Natal nos lembra do verdadeiro sentido da celebração: a simplicidade e humildade do nascimento de Jesus, destacando o amor e a presença de Deus em nossas vidas.
12 catequeses da Audiência Geral do Papa para rever!
Durante o ano, o Santo Padre ensinou a todos sobre o Espírito e a Esposa. Seja catequizado em 12 momentos:
Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro?
Qual o motivo para a Igreja celebrar o Natal nesta data?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.