A maternidade é um chamado a viver de uma maneira profunda e incondicional o amor. É um grande dom e, ao mesmo tempo, um enorme desafio. Deus, em sua infinita bondade, nos deu a Maria Santíssima como exemplo e modelo de Mãe. Nesta reflexão, queremos fixar os nossos olhos nela e assim aprender as suaves lições de seu Imaculado Coração, que nos ensina a educar no amor.
Em um mundo como o nosso, que vive centrado em uma experiência egoísta, individualista e por vezes, agressiva, a necessidade de uma educação no amor a Deus e ao próximo se faz cada vez mais urgente e o modelo da maternidade de Maria é um farol que nos conduz neste caminho.
Um dom de Deus
Quando Maria, na Anunciação, aceita o chamado a ser Mãe do Salvador, Ela não diz um sim ativo, expressando uma confiança apenas em si mesma. Mas, ao dizer “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38), Ela demonstra a sua total confiança em Deus, pois é Ele que realiza nela a obra do amor.
Ao experimentar o amor de Deus, Maria entrega a Jesus e a nós, seus filhos, na ordem da graça, o amor que ela mesma recebeu do Pai. Por isso, Ela é capaz de nos educar de forma excelente.
A fonte do amor de Maria é Deus. Maria confiou plenamente em Deus. Educada no caminho do Senhor, ela respondeu com generosidade, alegria e amor, recebendo a graça de Sua presença: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).
Assim, Maria educou Jesus conforme a vontade de Deus, acompanhando e unindo-se a Ele em Sua missão redentora. Em cada passo, Maria foi crescendo em confiança em Deus em seu papel de mãe educadora.
Olhando a experiência de Maria, toda mãe, através da fé, pode reproduzir esta dinâmica da maternidade como um dom de Deus.
As bodas de Caná
A confiança e abertura a Deus não se deu apenas no momento da Anunciação. Nossa Santa Mãe foi cultivando estas virtudes durante toda sua vida. Nas bodas de Caná, vemos, de maneira especial, como Maria exerce esta maternidade com os noivos.
A percepção da necessidade dos noivos, vem do olhar de uma Mãe sempre atenta ao que seus filhos precisam. E como Mãe zelosa, ela não fica apenas na percepção, ela age apresentando sua preocupação a seu Filho Jesus. Diante do pedido da Mãe, Jesus realiza seu primeiro milagre.
Assim como fez em Caná, Ela intercede por nós diante de Jesus. E de maneira especial, Ela intercede por todas as mães que se preocupam com a vida e as necessidades de seus filhos.
Por tudo isso, toda mãe que como Maria, cultiva a sua relação com Deus e se fortalece no amor a Ele, será capaz de educar no amor.
Esta união, assim como foi com Maria, é o fundamento para vencer as dificuldades deste caminho belo, porém exigente.
Que Nossa Santa Mãe seja sempre modelo e inspiração para que as Mães eduquem no amor, unindo-se cada vez mais a Deus.
:: O Programa Santa Receita, da TV Aparecida, recebeu e contou a história de mães que inspiram. Confira!
Papa anuncia Ir. Raffaella Petrini como governadora do Vaticano
Com essa escolha, Francisco continua com seu objetivo de dar espaço a mais mulheres na liderança da Igreja.
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.