Espiritualidade

A mensagem de Guadalupe e o Advento

Escrito por Letícia Dias

12 DEZ 2022 - 15H32 (Atualizada em 12 DEZ 2023 - 12H46)

Sidney de Almeida/ Shutterstock

O Tempo do Advento nos faz um convite a realizar mudanças em nossas vidas e à preparação do nosso coração para o Menino Jesus poder nele habitar.

A Virgem Maria é uma das principais figuras deste período, pois, a partir do seu 'sim', a Salvação entrou no mundo. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra!”. (Lc 1,37).

É um tempo de espera, perseverança na oração e de reconhecimento das maravilhas de Deus, assim como foi a experiência do indígena Juan Diego nas aparições da Virgem de Guadalupe, a qual celebramos no dia 12 de dezembro. Leia MaisNossa Senhora de Guadalupe: "Não estou eu aqui, que sou sua mãe?"

Nesse sentido, confira alguns pontos da mensagem de Guadalupe:

  • Ainda hoje, como no primeiro Advento — quando por Maria foi nos dado Jesus, a história da Virgem de Guadalupe traz um Advento de bênçãos para a América Latina.

“Maria é o selo distintivo da cultura de nosso Continente. É a estrela da primeira e da nova evangelização.” (Documento de Santo Domingo, n.º 15).

  • Quando pensamos que nada pode nascer, brotar no deserto da vida, Deus age e nos dá a graça de Seu Filho, como no milagre das rosas no manto do indígena Juan Diego.

Ele precisava que o bispo acreditasse no pedido da Virgem de Guadalupe para que fosse construída uma igreja onde Ela “iria mostrar e irradiar todo o seu amor, compaixão, auxílio e defesa a todos os habitantes da terra indígena (...)”

Reprodução/ vermontcatholic
Reprodução/ vermontcatholic


  • A Virgem pediu a Juan Diego que subisse ao monte e colhesse rosas. E era um lugar deserto e sem vida, que nos recorda Isaias 11,1-2;4:

 “Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor. Da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador…!”.

Mesmo que tenham-se passado mais de dois mil anos do nascimento de Jesus, em Guadalupe, Aparecida e em tantas outras “mariofanias” (aparições de Nossa Senhora) temos a certeza de que o Natal se renova em nós. E também que, se estivermos abertos à ação do Espírito Santo, até aquilo de mais desértico e infértil em nossa vida — nossas mágoas, angústias, frustrações — pode se transformar e frutificar.

Veja o Santuário de Guadalupe em 360º


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...