Espiritualidade

A Missão do Cristão: chamado para Ser Luz e Sal na sociedade atual

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

22 OUT 2024 - 09H46 (Atualizada em 22 OUT 2024 - 11H45)

PopTika/ shutterstock

Em um mundo que caminha cada vez mais longe de Deus, a missão do cristão se torna um desafio constante. Leia MaisComo ser a luz de Deus para o próximo?Santa Cruz, luz e esperança!

Muitas vezes, diante do chamado a anunciar e dar testemunho da fé, somos paralisados pelo medo do julgamento e da crítica. Porém, é fundamental lembrar que a força do amor de Deus é mais poderosa que nossos medos. 

Não estamos sozinhos; Jesus nos prometeu que estaria conosco até o fim dos tempos (cf. Mateus 28, 20). É confiando nessa promessa que encontramos coragem para ser sal da terra e luz do mundo.

Ser sal da terra e luz do mundo não é apenas uma metáfora; é um chamado a vivermos uma fé autêntica e ativa. Ser sal implica em dar sabor à vida e preservar a verdade do Evangelho em um mundo muitas vezes amargo e perdido.

Como cristãos, somos convidados a trazer o sabor do amor de Deus a cada âmbito de nossa vida cotidiana, mostrando que a verdadeira felicidade não está nas posses materiais, mas na comunhão com Deus e com os irmãos.

Jesus também nos chama a ser luz do mundo. Isso significa refletir Sua luz em nossas ações. A luz ilumina as trevas e revela o que está oculto, trazendo clareza e verdade.

Em uma sociedade que, muitas vezes, caminha na escuridão da dúvida e da desesperança, somos chamados a brilhar com a luz de Cristo, mostrando que existe um caminho de esperança e redenção.

O Papa Francisco, em uma homilia na Casa Santa Marta, enfatiza: “É necessário que os cristãos sejam luz para os outros, que façam ver o amor de Deus” (Homilia, 18 de maio de 2017).

Ele nos lembra que, através de nossas ações, podemos ajudar outros a encontrar a esperança e o amor que Jesus oferece. Dar testemunho do amor de Deus, sendo luz, é também um ato de amor para com os nossos irmãos. Bento XVI, Nos fala sobre a importância de viver a caridade: “A caridade não é apenas uma dimensão da vida cristã, mas é a própria essência do cristianismo” (Deus Caritas Est, 25).

É através da vivência do amor, da caridade que o nosso testemunho se faz cada vez mais palpável, pois é o amor que atrai as pessoas para o encontro com Deus.

Nossas ações falam mais alto que nossas pregações. Quando amamos de forma incondicional, quando perdoamos e acolhemos, estamos sendo verdadeiramente cristãos. É através do amor que atraímos outros para a mensagem de Cristo, mostrando que o Evangelho não é uma doutrina distante, mas uma realidade viva de um Deus que nos ama.

Por tanto, a missão do cristão no mundo é um chamado a ser sal e luz, mesmo em meio às dificuldades. É um convite a superar o medo do julgamento e a confiar na presença constante de Jesus em nossas vidas.

Que possamos, assim, refletir o amor de Deus em nossas ações diárias, tornando-nos testemunhas vivas do Evangelho e atraindo outros a conhecer a verdadeira luz que é Cristo.

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...