Espiritualidade

A oração dos simples e dos santos

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

07 OUT 2024 - 09H32 (Atualizada em 07 OUT 2024 - 10H57)

KOBRYN TARAS/ Shutterstock

Em nossa língua, chamamos de “Terço” a oração que tem como nome oficial “Rosário”, como se fosse uma coroa de rosas oferecida a Nossa Senhora por seus devotos. Cada Ave Maria é uma rosa ofertada à nossa Mãe. Portanto, com a oração do Rosário, Maria é coroada com rosas, como a Rainha do céu e da terra. Leia MaisQual a diferença entre Terço e Rosário? Rosário: um caminho para a santidade

Outubro é o mês do Rosário e no dia 7 celebramos a festa de Nossa Senhora do Rosário, instituída pelo Papa Pio V para agradecer a vitória dos cristãos na Batalha de Lepanto em 1571 contra os muçulmanos que ameaçavam dominar a Europa.

Na ocasião, o mundo católico sustentou com a oração do Terço a valentia dos soldados que lutavam sob o estandarte de Cristo. E a vitória foi atribuída à proteção da Mãe de Deus, que ouviu as súplicas de seus filhos.

Oração extraordinária, ao mesmo tempo, simples e contemplativa: tem não só a simplicidade de uma oração popular, mas também a profundidade teológica de uma oração adaptada a quem deseja uma contemplação mais intensa.

“O Rosário é uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor” — afirmou São João Paulo II. Todos os Papas de nosso tempo têm incentivado a oração do Terço, convite que Nossa Senhora repete em suas aparições.

No ano 2020, em plena pandemia da Covid-19, o Papa Francisco disse que o santo Rosário “é uma arma que nos protege dos males e das tentações” e “a oração mais bela que podemos oferecer a Nossa Senhora”, além de ser uma contemplação das etapas da vida de Jesus Salvador com a sua Mãe Maria.

E acrescentou:

“Peçamos, por intercessão de Nossa Senhora do Rosário, a graça de ser homens e mulheres íntegros e dignos de fé, para que, na oração, o Senhor una cada um de nós à sua vida e nos dê paz e serenidade”. E nos pediu para “redescobrirmos a beleza da oração do Terço, que, ao longo dos séculos, tem alimentado a fé do povo cristão”.

De fato, o Rosário, desde que Nossa Senhora o trouxe ao mundo, e o propagou por meio de São Domingos e da Ordem Dominicana, tornou-se uma espécie de oração oficial da Igreja, inferior apenas à oração litúrgica.

Em 7 de outubro de 2016, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, Papa Francisco confidenciou o quanto o Rosário é uma oração querida por ele, que sempre o acompanha: “é a oração dos simples e dos santos… é a oração do meu coração”.

Escrito por:
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...