Espiritualidade

A Realeza de Maria e a nossa vocação à santidade

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

19 AGO 2024 - 14H01 (Atualizada em 22 AGO 2024 - 07H57)

Takaeshiro / Shutterstock

O mês de agosto nos presenteia com duas celebrações marianas significativas: a Assunção de Maria aos céus e a festa de Maria Rainha, mediadora da paz. Esses momentos litúrgicos nos convidam a refletir sobre nossa própria vocação à santidade e o chamado de todos os fiéis a participar da glória eterna no céu. Nossa Mãe, a cheia de Graça, que foi elevada ao céu em corpo e alma, agora reina ao lado de seu Filho, Jesus, Rei do Universo. Deus em seu infinito amor e bondade também nos chama a participar desse reinado eterno.

Essas celebrações são um convite para que levantemos nossos olhos daquilo que é terreno e efêmero, e os fixemos na vida eterna, onde viveremos em comunhão com Deus para sempre. Muitas vezes, nos deixamos consumir pelas preocupações deste mundo, esquecendo-nos do belo e grande chamado que nos foi feito: o chamado à santidade e à união com Deus. Ao contemplar Maria glorificada nos céus, somos inspirados a seguir seu exemplo e a nos esforçar para viver uma vida de santidade, sempre dispostos a responder com generosidade à vontade divina. Leia MaisOração à Nossa Senhora da Paz Rezando com Maria: Nossa Senhora da Paz

Maria, além de ser um exemplo a ser seguido, é também um estímulo para nossa caminhada espiritual. Tudo o que ela fez foi por Deus e para Deus. Em sua vida terrena, Maria meditava e guardava tudo em seu coração, sempre em profunda comunhão com os desígnios divinos e a missão salvadora de Jesus. Se vivermos como ela viveu, buscando constantemente a união com Deus e tendo os olhos fixos no céu, poderemos responder a nossa vocação à santidade com mais força e perseverança.

Além de ser exemplo e inspiração, Maria é também nossa intercessora. Como mãe amorosa, ela não só nos guia, mas também nos ajuda a alcançar o céu. Maria intercede por nós, pedindo ao seu Filho que nos conceda as graças necessárias para viver segundo o Evangelho e perseverar na fé até o fim.

O Papa Francisco, ao refletir sobre Maria, nos lembra que a Virgem Maria nos acompanha, nos guia, nos sustenta no caminho rumo ao céu. Olhemos para ela com confiança e deixemo-nos guiar por ela”. Esta afirmação do Santo Padre, reforça a importância de termos Maria como Mãe e Mestra em nossa caminhada espiritual e como auxílio constante em nossa busca pela santidade.

Bento XVI, também nos ensina que “Maria, elevada ao céu em corpo e alma, é para nós sinal de consolação e de esperança certa, porque nos recorda que o que nos espera é a vida eterna junto a Cristo, seu Filho”. Estas palavras, não só nos inspiram, mas também nos lembram da promessa de vida eterna que nos aguarda.

Em conclusão, ao celebrar a realeza de Maria, somos convidados a renovar nosso compromisso com a vocação à santidade e nosso desejo de ser santos. Que possamos, como Maria, viver com os olhos fixos no céu, fazendo de nossa vida uma oferta constante a Deus. E que, com a ajuda de nossa Mãe e Rainha, alcancemos a glória eterna e participemos do reinado de Jesus Cristo, para sempre.

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...