A humanidade surgiu a cerca de 400 mil anos e, desde então, estabelece uma relação entre o homem e o mundo ao seu redor. Não é de se estranhar que a relação do homem com o mundo seja tão crucial, pois as ações do homem impactam diretamente no ciclo da vida do mundo e, também, a resposta dada pelo mundo ao homem, que muitas vezes acaba sendo de forma trágica.
Segundo os filósofos antigos, o homem passou a ser dominante quando “descobriu” o fogo. Desde então, a evolução humana alavancou numa velocidade extraordinária. A vida humana e seu desenvolvimento, em relação ao tempo de existência do planeta, não passa de frações pequenas; em relação ao universo, milésimos de segundos.
Leia MaisEncíclica: O homem tem parte na crise ecológicaAs ações do ser humano impactam também na existência de outras espécies. Pode-se dizer que o homem está interligado por uma grande teia que é a vida no mundo.
Com isso, sua relação com ele não só impacta no meio ambiente, como também, em sua própria existência, ao passo que, em menos de um século, as ações humanas impactaram na extinção de dezenas de espécies, tanto da fauna quanto da flora de todo o planeta, além de impactar no meio ambiente, com o aquecimento global e o derretimento das calotas polares.
Por fim, ao refletirmos sobre a relação do homem com o mundo, nos espanta que passamos a olhar o mundo como fonte de lucro ao invés de fonte de sobrevivência.
Como diz o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si, a “nossa casa comum”, a qual compartilhamos com toda a criação, devemos, como seres pensantes e racionais, respeitar e cuidar.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.