Nos últimos anos as pessoas tem escutado falar sobre a sinodalidade, principalmente os cristãos, já que este é um pedido do Papa Francisco para toda Igreja Católica do mundo.
A palavra sinodalidade significa comunhão e unidade, ou seja, caminhar juntos como irmãos.Leia MaisA sinodalidade transpõe barreirasA importância da Sinodalidade para a Igreja e seus fiéis
Mas como podemos fazer isso em nosso dia a dia?
Viver o Evangelho e estar próximo de Deus faz parte desta comunhão em que desejamos viver para que possamos seguir neste caminho sinodal, indo sempre para a mesma direção, de encontro a Deus.
“A sinodalidade deve nos levar a viver mais intensamente a comunhão eclesial, na qual a diversidade de carismas, vocações e ministérios se integram harmoniosamente animados pelo mesmo batismo, que nos torna filhos no Filho”, explica Papa Francisco.
Nos pequenos gestos de nossos dias podemos fazer algo diferente, algo que nos torna pessoas melhores e que nos faça estar em comunhão com nossos irmãos.
Somos todos irmãos diante de Deus, viver de forma harmoniosa e tratar bem todas as pessoas também nos direciona para o caminho sinodal.
O comportamento, a essência e a maneira de viver e vivenciar a Palavra de Deus é o que nos faz estarmos em sinodalidade com a Igreja do Mundo todo e com o Evangelho. Mas é importante lembrar que mesmo que a palavra sinodalidade esteja em evidência ela não deve ser considera algo que está “na moda”, ela deve ser vivenciada sempre.
“O tema da sinodalidade não é o capítulo de um tratado sobre eclesiologia, e muito menos uma moda, um slogan ou um novo termo a ser usado ou instrumentalizado nos nossos encontros. Não! A sinodalidade expressa a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão”, afirmou o pontífice em 2021.
Francisco explica que nos aproximarmos de Deus, estudar a Palavra e fortalecer nossa fé, são passos importantes para viver em comunhão na Igreja, buscando sempre ser cada vez melhor.
“Este percurso narra a história em que caminham juntos a Palavra de Deus e as pessoas que àquela Palavra dedicam atenção e fé. A Palavra de Deus caminha conosco”.
O pedido do Papa vem como um convite para que sejamos melhores a cada dia e possamos ajudar uns aos outros, acolhendo, respeitando e acima de tudo, seguindo nossa missão de propagar o Evangelho de Cristo.
“Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no seu anúncio, viva cada vez mais a sinodalidade e seja um lugar de solidariedade, fraternidade e acolhimento”.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.