Espiritualidade

A virtude da coragem a partir da confiança em Deus

Escrito por Redação A12

06 MAI 2022 - 09H55 (Atualizada em 11 NOV 2024 - 16H25)

Shutterstock

"No mundo haveis de sofrer tribulações: mas tende coragem! Eu venci o mundo!" (Jo 16, 33).

O Senhor nos ajuda a solucionar as situações difíceis, por mais insuportável que sejam, Cristo sabe bem disso e por isso ele aparece sobre o mar de nossas vidas, se aproxima de nós e nos repete também hoje para não termos medo!

Leia MaisFrancisco aos jovens: “siga em frente com coragem e alegria”A palavra Coragem significa a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Não é a ausência do medo, mas sim, a atitude de agir além do medo.

É a confiança que uma pessoa tem em situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida, mas sempre com a maior confiança de que o Senhor está junto de nós e Ele vai nos orientar no melhor caminho a seguir. Ser corajoso não é uma tarefa fácil, pois requer renúncias e sacrifícios.

A coragem é uma virtude que exige perseverança, vontade e esperança. Em dias ou momentos difíceis, encontrar o caminho para agir com coragem e firmeza é quase sempre um desafio.

Uma inspiração para não desanimar perante as situações que exigem coragem, basta olhar a vida dos santos, que para expressarem o seu amor a Deus não hesitaram em se manter firmes na defesa da fé e suas virtudes cristãs.

A recordação dos Santos leva-nos a erguer os olhos para o Céu: não para esquecer as realidades da terra, mas para enfrentá-las com mais coragem e esperança”, expressou Papa Francisco em 2019, durante o Ângelus no dia primeiro de novembro, dia de Todos os Santos.

O que fortalecia a conduta dos santos era justamente a amizade profunda com Deus, por isso, redescobrir a coragem da fé é um primeiro passo para superar o medo.

Shutterstock
Shutterstock


Santa Teresa de Jesus
pontuou que “a coragem em sofrer muito ou sofrer pouco está sempre na proporção do amor”.

Alguns exemplos de vida doada a Deus e aos mais necessitados são os Santos brasileiros:

🙏🏼 Os protomártires de Cunhaú e Uruaçu (clique aqui para conhecer)

🙏🏼 Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (clique aqui para conhecer)

🙏🏼 Santa Dulce dos Pobres (clique aqui para conhecer)

🙏🏼 São José de Anchieta (clique aqui para conhecer)

Para cada um deles a tomada de uma decisão não foi fácil, pois lhes custou a vida, no entanto, é preciso exercitar a virtude da coragem, buscando imitar especialmente Jesus, que mesmo com medo do que estava por vir, seguiu nos propósitos de Deus para a sua vida.

Meu Pai, se for possível, afastai de mim este cálice! Mas não aconteça como eu quero, mas como vós quereis”. (MT 26, 39)

Em nossa reflexão da semana, o missionário redentorista Padre Célio Lopes, C.Ss.R., nos orienta a sempre ter coragem e nunca desanimar pois Deus está no controle de tudo

🙏🏼 Reze a oração de Santo Agostinho para uma vida de coragem e confiança em Deus:

Deus da vida,

há dias em que a carga nos desgasta os ombros e nós nos sentimos esgotados;

dias em que o caminho parece monótono e interminável,

e o céu cinzento e ameaçador;

dias em que nossa vida carece de música,

nosso coração está solitário e nossa alma perdeu a coragem.

Inunda o caminho com tua luz, te suplicamos;

dirige nosso olhar para onde o céu estiver cheio de promessas.

Amém!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...