Inspirado em São Francisco de Assis, Papa Francisco escreveu a Carta Encíclica Fratelli Tutti, que fala sobre a Amizade Social, que é um convite a reconhecer o amor, um convite para entendermos que somos todos irmãos. E, inspirada na Fratelli Tutti, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolheu o tema para a Campanha da Fraternidade deste ano.
“Fraternidade e Amizade Social”, as duas palavras parecem até duas ações completamente diferentes, mas a verdade é que uma completa a outra. Não tem como praticar a “amizade social” sem ser fraterno.
Mas afinal de contas, o que significa a amizade social?
Leia MaisBispos do Brasil falam sobre amizade socialPe. Ferdinando nos ajuda a refletir a “Fraternidade e amizade social”O santo padre escreveu na Fratelli Tutti que São Francisco propôs a seus irmãos “uma forma de vida com sabor do Evangelho”, e esta parece ser a melhor forma de explicar sobre amizade social.
A Palavra de Deus nos ensina a humildade, a paciência, o diálogo, a fraternidade, caridade, a entendermos que não estamos sozinhos, que não devemos julgar, entre tantas outras atividades que podemos colocar em prática no dia a dia.
Lendo esses ensinamentos parece ser fácil exercer todas essas atividades. Por outro lado, na prática, pode não ser tão simples assim.
Quantas vezes, na pressa, você fechou os olhos para o irmão que encontrou na rua pedindo um alimento? Quantas vezes você julgou alguém por uma atitude, sem ao menos saber qual era a sua realidade?
Quantas vezes achou que merecia algo, mais do que o outro? Ou perdeu a paciência disparando palavras que podem ter ofendido seu irmão? Quantas vezes você evitou uma conversa e não resolveu o problema?
Falar sobre fraternidade e amizade social é fácil, o difícil é vivenciar todos os dias independente das situações que se passam em sua vida. Vivemos em sociedade, é necessário que saibamos conviver uns com os outros.
Se existem opiniões diferentes, devemos buscar o diálogo para resolver. Se vejo um irmão passando alguma necessidade, devo ajudá-lo. São atitudes simples que somos ensinados com o exemplo de Cristo.
“Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”. (João 15, 12)
É preciso refletir sobre tais atitudes, buscar ser cada dia mais parecido com Jesus, seguir o exemplo das comunidades antigas que viviam como verdadeiros irmãos, em verdadeira comunhão e espiritualidade, se ajudando.
A verdade é que se colocássemos em prática a proposta de São Francisco de Assis, não veríamos guerra, desigualdade social, preconceitos, e tantos outros problemas que poderiam ser solucionados com diálogo, amor e fraternidade.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.