A amizade é uma parte fundamental da vida humana, tanto de maneira pessoal quanto na construção de uma sociedade verdadeiramente cristã. O Papa Francisco frequentemente destaca a importância da amizade e da fraternidade. Em uma de suas audiências gerais, ele afirmou que "A amizade social dentro de uma sociedade é fundamental para garantir uma paz verdadeira e duradoura."
Mas vivemos em um mundo cada vez mais individualista, onde muitas vezes as nossas relações são superficiais e centradas em aparências. Como, então, podemos ter amigos verdadeiros e que nos edifiquem?
O amor de Cristo é o modelo de amor verdadeiro sobre o qual devemos construir nossas amizades pois Ele não só nos chamou de amigos (cf. João 15,15), mas também mostrou seu amor incondicional ao dar sua vida por nós (cf. João 15,13). Seguindo seu exemplo, podemos discernir os traços de uma amizade autêntica: desinteressada, generosa e que nos faz crescer.
Dicas para cultivar amizades que fortalecem a fé
1. Autêntica e Transparente: A verdadeira amizade floresce na sinceridade e na verdade. Ao sermos genuínos e abertos, criamos um ambiente de confiança onde podemos crescer e caminhar juntos o caminho da fé.
2. Construída sobre valores: Ter amigos que compartilham nossa fé e valores é muito importante. Essas amizades não apenas nos fortalecem como pessoas, mas também nos inspiram e alentam a seguir, cada dia, o Evangelho de Cristo.
3. Cheia de Gratidão e Generosidade: A gratidão é o solo fértil onde florescem as verdadeiras amizades. Cultivar um coração grato e generoso nos ajuda a valorizar e manter nossas amizades, oferecendo nossos dons e talentos sem esperar nada em troca.
4. Perdura no tempo: Uma verdadeira amizade que se inspira no amor de Cristo é capaz de sobreviver á passagem do tempo e à distância pois está construída no verdadeiro amor que não se acaba.
5. Ama por quem é: O verdadeiro amigo ama por quem a outra pessoa é e não pelos benefícios que ela pode, eventualmente, oferecer. Este amor é capaz de ver o mais essencial na pessoa, suportando os seus defeitos e dificuldades.
Leia MaisO desafio de praticar a amizade social para com o próximoAmizade social, a porta para um mundo melhorA amizade e as diferenças entre as pessoas
Além de tudo isso, um amigo virtuoso, é aquele que demonstra lealdade incondicional. Em todos os momentos da vida, seja na alegria ou tristeza, ele se faz presente.
Compartilhando nas felicidades e oferecendo apoio nos momentos difíceis, esse amigo se revela como um verdadeiro companheiro de alma. Além disso, ele é capaz de sacrificar seus próprios interesses, sempre pronto para oferecer ajuda, consolo e orientação, colocando as necessidades do outro acima das suas próprias.
Em um mundo onde as superficialidades, muitas vezes, dominam as relações humanas, escolher e cultivar amizades autênticas se torna um testemunho vivo da presença de Deus em nossas vidas.
Que possamos não apenas buscar amizades verdadeiras e virtuosas e que elas sejam uma luz que ilumina a nossa existência e a sociedade em que vivemos, refletindo o amor de Cristo em cada momento.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.