A passagem da visitação de Maria a sua prima Isabel é um admirável encontro cheio de alegria e presença de Deus. O Evangelho de São Lucas nos relata que, após o Anúncio do anjo Gabriel e Encarnação de Jesus em seu seio puríssimo, Maria partiu para auxiliar a sua prima Isabel, que estava grávida.
Ao sair ao encontro de sua prima, Maria nos deixa belas lições que brotam de seu imaculado Coração. Como filhos e aprendizes de tão maravilhosa Mãe e Mestra, queremos destacar algumas desta lições.
Humildade e Serviço: Maria, depois de receber a Jesus em seu ventre imaculado, parte para ajudar a Isabel, fazendo uma longa e exaustiva viagem. Podemos imaginar que durante os três meses que Maria ficou na casa de Isabel e Zacarias, ela serviu com prontidão e simplicidade. Ela como seu Filho Jesus, sabe que o amor é serviço e entrega generosa. Nós, ao contemplarmos esta passagem, devemos aprender a dispor o nosso coração para servir com humildade a que precisa de nós.
Alegria que vem de Cristo: “Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio” (Lc1,44). Assim exclamou Isabel ao receber Maria. A alegria profunda vem da presença de Deus. Maria é a primeira discípula desta alegria que é o próprio Cristo encarnado em seu ventre. A alegria é um dom de Deus e é essencial para vida do cristão. Assim nos diz o Papa Francisco:
“Maria rejubila, porque é a portadora do Emanuel, do Deus conosco. «Ser cristão é alegria no Espírito Santo». Sem alegria, permanecemos paralisados, escravos das nossas tristezas. Muitas vezes, o problema da fé não é tanto a falta de meios e estruturas, de quantidade, nem sequer a presença de quem não nos aceita; o problema da fé é a falta de alegria. A fé vacila, quando nos arrastamos na tristeza e no desânimo”.
Ao prestar atenção a este detalhe, podemos nos perguntar: a nossa alegria está posta em Jesus?
Confiança e fé nas promessas divinas: Maria confia nas palavras do Anjo e nas promessas divinas. A visita a sua prima e as palavras que Isabel lhe diz, confirmam sua confiança em Deus e fortalecem a sua fé: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lc 1, 43.45). Maria nos ensina que a confiança brota da certeza do amor e da providência divina.
Leia Mais3 livros para crescer na devoção a MariaA devoção mariana como fonte de consolo e esperança A Maternidade de Maria nos Ensina a Educar no Amor
Maria nos ensina que apesar das incertezas e dificuldades, Deus confirma o seu amor através de sua providência que se faz concreta em nossa vida. E nós, confiamos em Deus, como nos ensina Maria?
O Papa Francisco nos alerta sobre o perigo da desconfiança: “Quando vivemos na desconfiança, fechados em nós mesmos, contradizemos a fé, porque, em vez de nos sentirmos filhos pelos quais Deus faz grandes coisas, reduzimos tudo à medida dos nossos problemas e esquecemo-nos de que não somos órfãos: temos no meio de nós um Pai, salvador e poderoso.” O Canto do Magnificat, recitado logo após o encontro com Isabel, é mostra da fé que Maria tinha em Deus e em seu poder.
Que possamos contemplar e nos deixar inspirar por este maravilhoso encontro que ilumina a nossa fé e nos ajuda a viver a alegria, a humildade e a confiança em Deus.
Dom Ângelo é o novo arcebispo de Vitória – ES
A CNBB enviou saudações para dom Ângelo por sua nova missão que será iniciana no Ano Jubilar e agradeceu a Dom Dario por seu trabalho realizado com êxito, em Vitória.
Colaborador do Santuário Nacional relata emoção de vivenciar abertura do Jubileu
Em Roma, Fagner Lima foi um dos leitores da missa de abertura do Jubileu na Basílica São Pedro
Papa: “Na família é mais importante ouvir do que entender”
No dia da Sagrada Família, oração do Angelus do Papa foi destinada ao diálogo familiar
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.