Espiritualidade

Entenda a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu

João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)

Escrito por João Antônio Johas Leão

16 MAI 2017 - 08H22 (Atualizada em 09 MAI 2024 - 16H57)

leolintang/ Shutterstock

Ao final do percurso que estamos percorrendo como Igreja nesse Tempo Pascal, nos deparamos com a solenidade da Ascensão do Senhor

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Essa celebração marca o final desse período de particular alegria por celebrar a vitória de Cristo sobre a morte e, com ela, a nossa reconciliação com Deus.

Mas se a ascensão é a subida de Jesus ao Pai, podemos nos alegrar? Parece que Jesus está nos deixando… Qual é, então, o motivo da celebração?

Essas são perguntas que, de alguma forma, o Papa emérito Bento XVI buscou responder em seu livro 'Jesus de Nazaré', no qual ele fala sobre a vida de Jesus e os diversos acontecimentos que nela se deram.

Quando medita sobre a Ascensão do Senhor, ele destaca a reação dos discípulos frente a esse suposto “ir embora” de Cristo.

A reação deles é de alegria, o que nos deixa muito intrigados. Como assim, os discípulos puderam se alegrar com isso? Mas efetivamente se alegraram, como podemos ver no final do evangelho de Lucas: “Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo.” (Lc 24, 51-52)

Se, à primeira vista, não conseguimos uma explicação na Bíblia para isso, pelo menos a leitura deve fazer-nos pensar que alguma coisa está escapando à nossa compreensão. O que fica evidente é que os discípulos não se sentem abandonados, não acreditam que Jesus tenha partido para um céu inacessível e distante.

Parece evidente, diz Bento XVI, que os discípulos estão seguros de uma certa presença nova de Jesus. E de fato, se olhamos a comunidade primitiva e o seu anúncio, perceberemos que se bem eles anunciam a vinda de Cristo novamente, o que eles fizeram foi, sobretudo, dar testemunho de uma presença viva de Jesus. Testemunho de que ele está vivo, que é a Vida mesma.

E, para explicar melhor, Bento XVI nos diz que essa figura na qual Cristo aparece sentado à direita do Pai não faz referência a um local concreto, porque Deus é espírito puro. Deus não está no espaço, Ele é aquele que sustenta o espaço sem estar nele. Jesus retorna ao Pai e, por isso, retorna a essa condição na qual não está limitado pelo espaço e, justamente por isso, pode estar presente de uma forma distinta no mundo inteiro.

Diz Bento XVI: “Seu ir é precisamente uma vinda, um novo modo de proximidade, de presença permanente”. E é essa presença a causa da alegria dos discípulos no Evangelho de Lucas que vimos acima.

Um bom exercício é se perguntar se realmente conseguimos nos alegrar com a presença permanente de Cristo, no mundo e em nossas vidas, dessa maneira distinta. Às vezes gostaríamos que essas realidades fossem mais concretas, que pudéssemos ver com esses olhos materiais aquilo que, atualmente, apenas os olhos da fé nos permitem ver.

Lembremos que Jesus chamou de felizes aqueles que conseguem acreditar sem ver e peçamos a Ele que aumente cada vez mais a nossa fé. Que possamos experimentar hoje essa presença real no meio de nós. Que essa presença viva seja a força da nossa própria vida.

E que consigamos, com a alegria que advém desse presença viva, anunciar a todas as pessoas que Jesus não nos abandonou e que estará sempre ao nosso lado, guiando-nos até a comunhão plena com Deus, por meio do Espírito Santo.

Escrito por
João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)
João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.

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