Espiritualidade

Beato Carlo Acutis e seu exemplo para jovens e crianças

Escrito por Letícia Dias

03 MAI 2024 - 15H28 (Atualizada em 03 MAI 2024 - 16H37)

Reprodução/ Salesianos

O jovem inglês, Carlo Acutis, que viveu na Itália, deixou um legado de santidade para muitos jovens e crianças. 

Leia MaisOração para a Canonização de Beato Carlo Acutis

Carlo pode ser considerado um modelo para uma vida santa e com sentido atrelada às atividades rotineiras, estudos, hobbies, etc.

Por isso, confira 5 formas pelas quais o exemplo de Carlo contribui para as crianças e jovens da atualidade:

1- União da fé e de um talento

Carlo Acutis, quando adolescente, sabia desenvolver sites e possuía incríveis habilidades como programador. Soube utilizar de seus talentos para evangelizar e contribuir para que as pessoas pudessem aprofundar a fé, por meio do mundo digital. Criou, por exemplo, uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos.

2- Busca pela santidade na vida cotidiana

O Beato prezava por uma vida cotidiana permeada pela busca constante e simples da santidade. Isso se dava em sua vida de oração, pois rezava o santo terço, participava da Santa Missa diariamente, ajudava as pessoas e cultivava tempo de qualidade com seus familiares e amigos.

godongphoto/ Shutterstock
godongphoto/ Shutterstock


3- Amor pela Eucaristia

Jesus Eucarístico era o centro da vida do Beato Carlo Acutis, por esse motivo dedicava diariamente minutos para adorar Jesus, no Santíssimo Sacramento e participar da Santa Missa e comungar do Corpo e Sangue de Cristo. É justamente esse ensinamento que ele deixa para crianças, jovens e adultos: a preciosidade que é a Santa Missa e o amor de Jesus por cada um na Eucaristia.

4 - Coragem para abraçar a fé

Carlo Acutis sempre defendeu a sua fé e a Santa Igreja, apesar do questionamento de muitos colegas e normas sociais. Foi ele também quem incentivou seus pais a voltarem para a Igreja; por isso, é um exemplo de resiliência diante dos valores e da fé cristã.

5- A prática da caridade

O Beato nasceu em uma família que tinha boas condições de vida, no entanto, não se preocupava apenas consigo mesmo. Ele destinava parte de seu tempo para ajudar os mais necessitados, por meio da prática da caridade e da compaixão e contribuiu assim para fazer do mundo um lugar melhor.

Fonte: Aleteia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...