Espiritualidade

Caminho Sinodal: Conhecendo a espiritualidade salesiana

Escrito por Laís Silva

29 AGO 2024 - 11H57 (Atualizada em 03 SET 2024 - 11H13)

Immaculate / Shutterstock

A Igreja Católica em todo o mundo está se preparando para o Sínodo, o convite é para que todo o Povo de Deus compreenda a necessidade de ser uma Igreja sinodal a longo prazo, e não apenas temporariamente.

Entendendo o caminho sinodal das diferentes ordens e congregações religiosas, reconhecemos a necessidade de sermos uma Igreja verdadeiramente sinodal, mantendo as origens e características de cada grupo, mas sendo um único Povo de Deus. Leia MaisCaminho Sinodal: Conhecendo a espiritualidade FranciscanaCaminho Sinodal: Conhecendo a espiritualidade beneditinaCaminho Sinodal: Conhecendo a espiritualidade Agostiniana

A cada semana abordamos uma espiritualidade diferente para que possamos conhecer mais sobre ela. Desta vez conheceremos um pouco mais sobre a espiritualidade salesiana, com base na reflexão de Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral.

“Vivemos o carisma em comunidade e como comunidade animada pelo Espírito de Família. Nessa encontramos os espaços para rezar, pensar, projetar, trabalhar e celebrar juntos, valorizando e integrando os contributos das diversas gerações”.

Ela refletiu sobre a visão dos fundadores do movimento, São João Bosco e Santa Maria Domenica Mazzarello, que já caminhavam em sinodalidade, mesmo antes desta missão na Igreja existir.

“Os Fundadores do Instituto estão convencidos de que a vontade de Deus se descobre na oração, num processo de escuta do Espírito e num caminho concreto de envolvimento das pessoas e da comunidade. Sem usar o termo sinodalidade, eles inauguraram na prática um estilo sinodal para a comunhão e a missão educativa”.

Dom Bosco sempre deixou claro a todos que seguia a vontade de Deus e era guiado pelo Espírito Santo, fidelidade que o acompanhou e o inspirou a criar o Instituto.

“Fiz sempre como Senhor me inspirava e as circunstâncias exigiam”.

Dentro da espiritualidade se trabalha com determinação a importância do discernimento na vida e missão de cada um. Destacando também a vida de oração, escuta profunda de Deus na Palavra, análise da nossa vida, rotina e atitudes cotidianas.

Conheça algumas práticas adotadas dentro do carisma salesiano:

arrow_forward Escuta atenta: Ouvir Deus, as pessoas e a realidade em mudança.

arrow_forward Coordenação para a comunhão: Valorizar e desenvolver os recursos de cada pessoa para a missão comum.

arrow_forward Espírito de família: Criar confiança, abertura, reciprocidade e corresponsabilidade.

arrow_forward Acolhimento das diferenças: Valorizar as diferenças entre as pessoas.

arrow_forward Caminho juntos: Escuta, diálogo, discernimento, oração, planejamento e formação compartilhada para construir um “nós” inclusivo.

arrow_forward Consciência comunitária: Viver como “povo de Deus em caminho”, abertos à missão da Igreja.

arrow_forward Sabedoria na autoridade: Acompanhar indivíduos e a comunidade com sabedoria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...