Caridade é um termo derivante do latim caritas, que tem origem no vocábulo grego cháris. Significa um sentimento de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa.
A prática da caridade indica uma pessoa boa e de moral correta. A doutrina católica classifica a caridade como uma das virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), “pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus” (CIC. 1822).
O Apóstolo São Paulo traçou um quadro incomparável da caridade: “A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.” (1 Cor 13, 4-7).
São Paulo também não mede suas palavras quando ele afirma “A caridade é superior a todas as virtudes. É a primeira das virtudes teologais” (CIC 1826). “Permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade” (1Cor 13, 13).
"A caridade representa o maior mandamento social. Respeita o outro e seus direitos".
Leia MaisEu Sou O Brasil Ético: Caridade Social é amor transformado em gestos concretosIrmã Lurdinha ensina o verdadeiro sentido da caridade em um Brasil ÉticoDia da Caridade: Rezemos juntos a Oração de São FranciscoJesus fez da caridade o novo mandamento quando disse “Este é o meu preceito: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo. 15, 12). Por sua adesão total à vontade do Pai, à obra redentora de seu Filho, a cada moção do Espírito Santo, a Virgem Maria é para a Igreja o modelo da fé e da caridade. A visita de Maria, grávida a Isabel numa região montanhosa foi um belo exemplo da caridade de Maria.
O Papa Bento XVI publicou no dia 7 de junho de 2009 uma carta encíclica titulada “Caritas in Veritate” (Caridade na Verdade). Nesta encíclica a “caridade” é aplicada às realidades do trabalho, da economia e do desenvolvimento em geral. A caridade representa o maior mandamento social. Respeita o outro e seus direitos. Exige a prática de justiça, e só ela nos torna capazes de praticá-la.
“Deus é caridade e aquele que permanece na caridade permanece em Deus e Deus nele” (1 Jo 4,16). Deus difundiu a sua caridade nos nossos corações por meio do Espírito Santo que nos foi dado (cf. Rm 5,5); por isso, o dom principal e mais necessário é a caridade, pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo por causa dele. (cf. Lumen Gentium No. 42).
Missionário Redentorista
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.