O Dia dos Namorados é uma data para celebrar o amor e a alegria de ter alguém especial com quem compartilhar a vida.
É uma ocasião perfeita para demonstrar à pessoa amada, através de gestos e detalhes, o quanto ela é importante. Nessa época, somos bombardeados por inúmeras propagandas sugerindo presentes e atividades para tornar o dia especial.
Contudo, nesta reflexão, queremos propor uma maneira diferente de vivenciar essa data.
Queremos sugerir um Dia dos Namorados que vá além dos gestos humanos, incorporando um significado espiritual que ajude os casais a perceber a presença de Deus em sua relação e a agradecer pelas bênçãos recebidas.
A seguir, apresentamos algumas sugestões para celebrar o Dia dos Namorados de forma diferente.
Vamos lá?
Participar juntos da Santa Missa
Uma das maneiras mais bonitas de celebrar o Dia dos Namorados é participando da Santa Missa.
Participar juntos da Eucaristia é uma forma de agradecer a Deus pelo dom do amor e renovar as forças para seguir caminhando, tendo sempre os olhos postos em Cristo, modelo de amor pleno e entrega generosa.
Leia MaisComo a Bíblia nos ajuda a ter um relacionamento saudável?Papa fala sobre a formação de homens para relacionamentos saudáveisComo definir um relacionamento em 3 palavras?
Ter um momento de oração a dois
Reservar um tempo para rezar juntos pode fortalecer profundamente o vínculo entre o casal e Deus. Este espaço de oração será uma ocasião para colocar tudo nas mãos de Deus: as alegrias, as preocupações, as dificuldades, pedindo a intercessão e guia de Nossa Santíssima Mãe Maria.
Essa oração pode ser uma oração espontânea, a recitação do terço ou mesmo a leitura de um trecho da Bíblia, seguida de reflexão.
Sugestão de Oração:
“Senhor, nós Te agradecemos
pelo dom do nosso amor.
Que possamos sempre respeitar
e cuidar um do outro,
seguindo o exemplo de Cristo.
Que nossa união seja um reflexo
do Teu amor infinito
e que possamos crescer juntos
na fé, na esperança e na caridade.
Amém.”
Atividades de Serviço Solidário
O serviço concreto aos irmãos é uma maneira prática e significativa de viver o amor cristão.
No Dia dos Namorados, dedicar um tempo para realizar atividades de serviço solidário, como visitar uma pessoa necessitada, ajudar em uma atividade comunitária ou participar de ações de caridade organizadas pela Igreja pode ser excelente ocasião para celebrar este amor que vai além da vivência a dois, fazendo-se dom para os que mais precisam.
Estas sugestões podem abrir o coração de cada um às surpresas do amor divino, que se faz vida em nós pela ação do Espírito Santo.
Talvez, este dia seja uma oportunidade de ver a quem se ama com os olhos de Deus, que não fica nas aparências, mas vê o coração (cf. I Samuel, 16, 7)
Como nos diz o Papa Francisco:
“O amor abre-te às surpresas: o amor é sempre uma surpresa, porque pressupõe um diálogo a dois. Entre quem ama e quem é amado. E nós dizemos que Deus é o Deus das surpresas, porque Ele nos amou primeiro e espera-nos com uma surpresa”.
Que essa maneira diferente de viver esse dia especial seja uma porta aberta às surpresas do Amor verdadeiro que vem de Deus.
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.