Quando falamos sobre relacionamento saudável, pensamos em um relacionamento feliz, calmo e cuidadoso. É claro que todos nós que temos a vocação familiar, sonhamos com um relacionamento saudável e abençoado por Deus, mas é preciso que saibamos identificar o caminho que a união está seguindo.
Como já apresentamos em diversos conteúdos publicados no Portal A12, a Bíblia nos ajuda em vários aspectos de nossas vidas e não seria diferente com o casamento.
Diariamente observamos casos de feminicídio e violência contra mulher, notícias tristes que os fazem refletir sobre a importância da conscientização deste problema, principalmente para quem está dentro de um relacionamento. Leia MaisPapa fala sobre a formação de homens para relacionamentos saudáveisRelacionamentos afetivos: o embate entre razão e emoção
Recentemente, Papa Francisco falou sobre a importância de formar homens preparados para relacionamentos saudáveis e como isso ajudaria no combate a violência contra mulher e na formação de uma sociedade mais cuidadosa.
“É urgente educar para o respeito e o cuidado: formar homens capazes de relacionamentos saudáveis. Comunicar-se é formar o homem. Comunicar-se é formar a sociedade”.
Informar e formar homens e mulheres preparados para o casamento é uma tarefa importante para que relacionamentos saudáveis possam ser construídos. Os jovens devem saber o que a Bíblia diz sobre o casamento e sobre como cuidar do seu cônjuge, para que então iniciem relacionamentos saudáveis.
Os casais que já são casados devem sempre relembrar, refletir e aplicar os ensinamentos bíblicos em suas vidas, para realizar a manutenção de seu relacionamento fazendo com que ele seja cada vez mais saudável.
Separamos alguns versículos que podem ajudar os casais nesse processo de cuidar de seu relacionamento:
“As grandes águas não podem extinguir o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém desse todas as riquezas de sua casa em troca do amor, seria com certeza desprezado” Cântico dos Cânticos 8, 7
Nada do que é externo deve interferir no seu relacionamento. Nem os problemas e muito menos as coisas materiais. O que realmente importa é o amor que um dá ao outro.
“Na ira não pequeis: que o sol não se ponha sobre vossa ira e não deis chance ao diabo” Efésios 4, 26-27
É preciso lembrar que relacionamento é a convivência de duas pessoas e que a convivência traz conflitos, mas é necessário não deixar que isso se torne um problema maior do que o amor que existe entre duas pessoas. A conversa é a base de um bom relacionamento e, se for possível, conversem antes de dormir, pois a briga pode ser resolvida antes de virar uma mágoa na manhã seguinte.
“Assim, pois, cada um de vós ame sua mulher como a si mesmo, e a mulher seja respeitosa para com o marido” Efésios 5, 33
Relacionamento é cumplicidade, amor e respeito. Assim como o homem deve amar sua mulher e ela o amar da mesma maneira, é preciso também existir respeito entre o casal, em toda e qualquer situação. O respeito preserva o amor e blinda o relacionamento.
“Assim também os maridos devem amar suas esposas como a seus próprios corpos. Quem ama a esposa ama a si mesmo. E ninguém jamais odiou sua própria carne, mas, ao contrário, alimenta-a e dela cuida, como Cristo faz com a Igreja” Efésios 5, 28-29
Ao consumar o casamento, o homem e a mulher se tornam um só, e desta maneira, é fácil pensar no outro como a si mesmo. Se somos um só, temos que nos cuidar, tudo o que fizer ao outro estarei fazendo a mim mesmo.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.