Espiritualidade

Como a fé pode me ajudar com a saúde mental e emocional?

Conversar com Deus é uma prática que fortalece a saúde emocional e mental

Escrito por Laís Silva

10 JAN 2025 - 16H23 (Atualizada em 10 JAN 2025 - 16H57)

structuresxx / Shutterstock

Todo começo de ano muitas pessoas pensam em mudar rotas, recomeços, fazer novos planos, planejar novos sonhos, entre tantas outras atividades novas que vêm com o início de um novo ano.

Alguns associam o novo ano com um livro em branco, onde novas histórias podem ser escritas, e é por isso que a campanha que alerta sobre a saúde mental, emocional e bem-estar realizada neste mês se chama Janeiro Branco, e é como uma nova oportunidade para reescrever sua história e colocar como meta o cuidado com a saúde mental.

O psicólogo Leonardo Abrahão, criador da campanha, explica que “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.

É importante ter consciência de que muitos problemas relacionados à nossa mente e às nossas emoções precisam ser tratados com profissionais da área, que estudam esses problemas e vão saber nos dar orientações corretas de como devemos nos cuidar. Leia MaisComo a Bíblia pode me ajudar com a ansiedade e depressão?

Mas é interessante também saber que a nossa fé pode nos auxiliar em nossos tratamentos, como, por exemplo, nos dar esperança de que, além dos profissionais de saúde, Deus cuida de nós.

Explicando de uma forma simples, a saúde mental e emocional caminham lado a lado, mas ao contrário do que muitos pensam, elas não são as mesmas coisas.

A saúde mental lida com a função e o bem-estar geral da mente, já a saúde emocional está mais ligada às emoções e sentimentos. Mas as duas são fundamentais para um bem-estar integral de cada indivíduo.

PeopleImages.com - Yuri A / Shutterstock
PeopleImages.com - Yuri A / Shutterstock


A fé pode nos ajudar de uma forma muito significativa em tratamentos a esses dois problemas, e nós trouxemos duas dicas para você se apoiar em sua fé nos momentos de crise.

Converse com Deus: Quando rezamos, conversamos diretamente com Deus, e durante esses momentos de oração buscamos propósito, resiliência, autoconhecimento, perdão, conexão espiritual, esperança, entre tantos outros motivos que possam nos encorajar a continuar nossa rotina diariamente.

Medite a Palavra de Deus: não basta somente participar da Missa, ouvir o que o padre nos diz, mas não refletir e meditar a Palavra. É preciso abrir o coração para o que Deus quer nos dizer, aprender e vivenciar o Evangelho de forma verdadeira.

Além disso, saber que Deus quer cuidar de nós e que Ele está ao nosso lado, nos conforta de muitas maneiras, por isso busque esse conforto na Palavra de Deus.

“Lançai sobre ele toda a vossa inquietação, pois ele cuida de vós” I Pedro 5, 7 “Vou instruir-te, vou indicar-te o caminho a seguir; com os olhos sobre ti, eu te darei conselho.” Salmos 32, 8

Outra maneira de ter nossa fé como um apoio em nossos tratamentos da saúde mental e emocional é pensar que Deus nos fez com amor, nosso corpo é casa para Ele também, nossa vida é um presente dado por Ele, então é nosso dever cuidar de nós mesmos e retribuir todo o amor de Deus por nós.

Esses são apenas alguns exemplos de como a fé pode influenciar positivamente o cuidado com nossa saúde mental e emocional. Que possamos nos inspirar neste início de ano e cuidar mais de nossa saúde e bem-estar!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...