“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso, pois o meu jugo é suave e o meu fardo leve” (Mt 11,29).
Leia MaisO conselho mais repetido na Bíblia pode te acalmar neste momentoEntre todas as virtudes, Jesus quis destacar a mansidão, pois o manso possui a paz porque, mantendo a firmeza em Deus, nunca se perturba.
São Francisco de Sales, que é mestre e modelo da mansidão, diz: “a humilde mansidão é a virtude das virtudes que Deus tanto nos recomendou”. E ensinava uma regra de ouro:
“Quando vedes alguma coisa que se pode fazer com amor, fazei-o! O que não se pode fazer sem discussões, deixai-o”.
Ter mansidão é ser calmo com todos, é ser atencioso, compreensivo e não levantar a voz. Especialmente é preciso ser manso com os pobres, os fracos, os doentes, aqueles que por causa de sua posição de inferioridade na sociedade, são tratados com desprezo e sem atenção.
Foi pela humildade e mansidão que Jesus nos salvou. Ao sofrer toda a sua paixão silenciosamente, ao ser preso como um marginal, flagelado até ao sangue como um malfeitor, zombado como um farsante, coroado de espinhos como um falso rei, condenado à morte como um criminoso, esbofeteado como um blasfemador, escarrado, pregado na Cruz, e tudo mais, com a mansidão de um cordeiro, Ele conquistou os méritos infinitos que nos redimiu de todos os nossos pecados.
Quando agimos com a mesma humildade e mansidão do Senhor, conformamos a nossa vida com a dele e completamos na nossa carne o que falta à Sua paixão (Col 1,24). Aí, então, somos, de fato, seus discípulos.
Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, reflete a respeito da calma e da mansidão
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.