A vida é muito boa. Essa é a verdade original que, em certos momentos parece ficar tão ofuscada que corremos o risco de cair na falta de esperança.
Leia MaisAprenda a confiar em Deus5 poesias de Santos para te incentivar a confiar mais em DeusEsse ofuscamento provém da nossa natureza caída que, depois do pecado original e de cada pecado pessoal, tem dificuldade de ver a Deus e o seu Plano de Amor. Dessa situação nascem todas as dificuldades da nossa existência.
Jesus veio para nos salvar, e é nele que precisamos nos aferrar para continuar caminhando pelo Bom caminho nos momentos mais difíceis da vida.
Quando o povo de Israel caminhava pelo deserto, Deus lhes concedeu as tábuas dos dez mandamentos. Mas já no profeta Jeremias (que depois será lembrado pelo autor da carta aos Hebreus do Novo Testamento) vemos que as tábuas da Lei não eram a palavra final de Deus.
“Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel, passados aqueles dias”, afirma o SENHOR: “Registrarei o conteúdo da minha Torá, a Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações. Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo” (Jr 31-33).
A realização dessa profecia se dá justamente em Jesus, que é o Verbo que se fez carne. De maneira especial, se realiza na Eucaristia, quando comungamos do próprio Cristo que se faz alimento por nós. A carta aos Hebreus retoma a profecia e diz que o Senhor colocará suas leis no âmago dos nossos corações, as inscreverá profundamente em nossas mentes.
Ou seja, seguir o Senhor não é um simples cumprir regras externas, mas um descobrir que essas leis estão gravadas em nosso interior e que, ao cumpri-las, nos realizamos como pessoas, como filhos e filhas de Deus.
E isso é fundamental para os momentos difíceis que atravessamos na vida, porque nesses momentos, o último que queremos é que nos digam regras a cumprir, preceitos a realizar para que Deus nos ajude a atravessar a dificuldade.
Mas, se nesses momentos difíceis, se descobre renovadamente que, lá, no fundo do nosso ser, existe um desejo de estar mais próximos ainda de Deus, não afundaremos nas ondas agitadas da vida, mas alçaremos nossa voz a Deus como o fez São Pedro, quando começou a afundar enquanto caminhava sobre as águas: “Senhor ajuda-me, pois estou perecendo” (Mt 14,30). Esse grito só pode vir de alguém que, mesmo atordoado pelas tribulações da vida, possui essa Lei de Deus inscrita no coração.
É evidente, então, que, para não sucumbir nesses momentos difíceis, é preciso ter uma vida espiritual forte. Dessa forma, não daremos as costas a Deus; pelo contrário, nos aproximaremos ainda mais d'Ele em cada dificuldade que passarmos. E, no fundo, esse é o intuito de Deus, quando permite alguma provação.
Ele quer que purifiquemos nossa fé de todas as falsas seguranças que temos. Essas dificuldades fazem parte da pedagogia divina, porque Ele quer que, pouco a pouco, aprendamos a confiar cada vez mais nele e menos em todas as outras coisas nas quais nos agarramos, porque nossa fé ainda é pequena.
Vale a pena ter um pequeno “arsenal” de passagens Bíblicas para que, nesses momentos, possamos rezar e não sucumbir. Nesse sentido, alguns salmos podem ajudar bastante, porque eles mostram a Deus que em nosso coração está a sua Lei e a ela queremos ser fiéis.
Alguns exemplos de Salmos:
Sl 119, 11: No meu coração atesourei tua palavra, para não pecar contra ti
Sl 40, 9: Meu prazer é fazer a tua vontade, meu Deus; tua lei está dentro do meu coração
Sl 17, 5: Meus passos ficaram firmes pelos teus caminhos. Meus pés não vacilaram.
Sl 25, 3: Certamente nenhum dos que esperam em ti será defraudado...
Paciência é fruto do Espírito Santo
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...