Em meio à agitação do mundo de hoje, onde somos constantemente bombardeados por distrações e busca de alegrias e prazeres passageiros, o tempo de Páscoa nos convida a viver a alegria verdadeira e duradoura. Esta alegria brota da vida nova que Cristo nos trouxe com Sua entrega de amor.
E não é como a alegria passageira do mundo, pois vem da certeza de que Jesus nos libertou da morte e venceu o mal. Por isso, apesar das dificuldades e angústias de cada dia, se cremos, devemos estar alegres. Porém, há momentos em que perdemos de vista a vida nova de Cristo e nos amarguramos e entristecemos, deixando de buscar a verdadeira alegria que Jesus nos traz.
O Papa Francisco, durante oração do Regina Caeli na Oitava de Páscoa, nos deixou estas palavras que nos alentam a buscar a fonte da verdadeira alegria:
““A ressurreição de Jesus não é apenas uma notícia maravilhosa ou o final feliz de uma história, mas algo que muda nossa vida completamente e para sempre! É a vitória da vida sobre a morte, da esperança sobre o desânimo. Jesus rompeu a escuridão do sepulcro e vive para sempre: sua presença pode iluminar qualquer coisa. Com Ele, cada dia se torna uma etapa de um caminho eterno, cada ‘hoje’ pode esperar um ‘amanhã’, cada fim um novo começo, cada instante é projetado para além dos limites do tempo, em direção à eternidade.”” Papa Francisco
Desta frase, podemos tirar 3 conselhos essenciais para viver a alegria que vem de Cristo:
Deixar a esperança vencer o desânimo — Os desafios da vida cotidiana podem nos levar a sucumbir ao desânimo e à desesperança. No entanto, o Papa nos lembra de que a verdadeira esperança reside na certeza da presença constante de Cristo em nossas vidas. Quando confiamos nossas preocupações e dificuldades a Ele, somos fortalecidos pela esperança que Ele oferece. Cada momento de desânimo ou falta de esperança se torna uma oportunidade para renovarmos nossa fé nas promessas de Jesus.
Renovar-se interiormente com a luz de Cristo — A luz de Cristo ressuscitado deve brilhar cada vez mais em nosso coração. Ao cultivarmos uma vida de oração e contemplação, permitimos que essa luz divina penetre em nossa alma, transformando-nos à imagem de Cristo. Expostos à luz de Cristo e renovados por ela, seremos capazes de enfrentar as escuridões da vida com fé e perseverança.
Ter o olhar posto na vida eterna — A Ressurreição de Cristo abriu para nós as portas do céu e é por isso, que devemos olhar sempre para as coisas do alto. Assim, teremos a consciência sempre viva de não nos apegar às coisas passageiras deste mundo e evitaremos preocupar-nos demais por aquilo que não permanece para sempre. O nosso empenho deve estar posto em alcançar os tesouros que nunca se acabam. Se vivermos assim, seremos peregrinos em busca da verdadeira felicidade que só pode ser encontrada em Deus.
Leia MaisO que é a felicidade? “Felicidade” é tema do programa Arquivo A da TV AparecidaComo alcançar a felicidade no trabalho?
Ao seguirmos os conselhos do Papa Francisco, somos convidados a viver a alegria profunda e duradoura da Páscoa, que tem sua origem no Ressuscitado, como continua nos dizendo o Papa:
“Ele é a fonte de uma alegria que nunca se esgota. Portanto, apressemo-nos a buscá-Lo na Eucaristia, em Seu perdão, na oração e na caridade vivida! A alegria, quando compartilhada, aumenta. Compartilhemos a alegria do Ressuscitado.”
Que possamos viver, compartilhar e dar testemunho da alegria de Cristo, que é o caminho para a verdadeira felicidade.
Três aprendizados deixados por Dorothy Day
Dorothy Day foi uma jornalista e ativista católica, dedicou sua vida à promoção da justiça social e aos direitos dos trabalhadores.
Jubileu: Peregrinos da esperança e construtores da paz
O jubileu é muito mais do que um tempo de celebração; é um convite a renovar nosso compromisso com a esperança e a paz.
Tire suas dúvidas sobre o Jubileu da Esperança
O que é o Jubileu? Qual o tema em 2025? Por que devemos celebrar o Jubileu? Tenha a resposta de suas dúvidas nesta matéria!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.