Santo Agostinho nos diz que só se pode amar aquilo que se conhece. E nestes dias de maio, mês de Maria, tivemos uma maravilhosa oportunidade de nos aprofundar mais no conhecimento de Nossa Santa Mãe. Nesta reflexão, queremos sugerir um livro que pode ser de grande ajuda na continuidade desta tarefa: “Maria de Nazaré, um breve tratado de Mariologia”, de Daniela del Gaudio.
O termo Mariologia se refere ao ramo da Teologia que se dedica ao estudo da figura de Maria, a mãe de Jesus, e seu papel na história da salvação e na vida da Igreja. Esta disciplina examina diversos aspectos relacionados a Maria, incluindo sua presença nas Escrituras, sua importância nas tradições cristãs, suas aparições e devoções populares, bem como o estudo dos dogmas marianos.
A Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, um dos documentos do Concílio Vaticano II, dá algumas recomendações para se ter em conta ao realizar os estudos de Mariologia:
“Os teólogos e pregadores da palavra divina a que, na consideração da singular dignidade da Mãe de Deus, se abstenham com diligência tanto de todo o falso exagero quanto da demasiada estreiteza de espírito, sob a direção do Magistério, cultivem o estudo da Sagrada Escritura, dos Santos Padres e Doutores e das liturgias da Igreja, para retamente ilustrar os ofícios e privilégios da Bem-aventurada Virgem que sempre levam a Cristo, origem de toda verdade, santidade e piedade” (LG n.º 67).
O tratado da Irmã Daniela está em consonância com as orientações do Concílio Vaticano II. Seguindo o que se propõe no capítulo oitavo do documento Lumen Gentium, a obra destaca a centralidade da Virgem Maria no mistério de Cristo e no mistério da Igreja.
A obra que estamos sugerindo consiste em uma introdução ao estudo sobre Maria e traz aos leitores a figura de Maria de Nazaré. A autora ressalta a importância de conhecer mais profundamente a Maria quando nos diz, já na introdução, que saber mais sobre Ela é entrar no mistério de uma mulher que Deus colocou no centro da história da salvação, como Mãe do Redentor e Mãe da Igreja. É entrar em contato com a criatura mais próxima da Trindade e a imagem mais bela e completa do ser pessoa humana, como foi desejado por Deus antes do pecado original.
Leia MaisAs Lições que aprendemos de Maria em sua visita a Isabel3 livros para crescer na devoção a MariaA Maternidade de Maria nos Ensina a Educar no AmorO Papel de Maria na obra da Salvação
O livro é composto por 21 capítulos e oferece uma síntese teológica sobre a Santíssima Virgem Maria, para todos aqueles que desejam aprofundar em uma aprendizagem mais sólida sobre a vida e o papel fundamental de Maria na obra redentora de Cristo. A obra também traz questões sobre o culto litúrgico a Maria, a relação dos fiéis com Ela através da piedade popular, os dogmas marianos e as aparições (mariofanias), entre outros temas.
A leitura deste livro pode ser uma maravilhosa ferramenta para conhecer e amar mais a Maria. Desta maneira, estaremos mais perto de Nossa Senhora e poderemos admirar a beleza de seu Imaculado Coração. Junto dela e sob seu amparo, caminharemos firmes em direção a Jesus, seu Filho amado.
Boa leitura a todos!
Veja como viver o Ano Jubilar em comunhão e práticas de fé
Veja como fortalecer a esperança e a fé durante o Jubileu da Esperança, com três dicas que vão te ajudar a vivenciar o Tempo da Graça de Deus.
Papa anuncia Ir. Raffaella Petrini como governadora do Vaticano
Com essa escolha, Francisco continua com seu objetivo de dar espaço a mais mulheres na liderança da Igreja.
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.