Maio é o mês de Maria. Durante estes dias, somos convidados a olhar de maneira especial para a nossa Mãe Santíssima. Dentre as práticas de devoção a Maria, o Terço aparece como uma das mais queridas pelo povo cristão.
Na oração do Terço, honramos a Maria, meditando nos mistérios da vida de Jesus. Em português, chamamos ao conjunto de 5 mistérios de “terço”, em referência ao conjunto original de 15 mistérios que compunham o Santo Rosario.
Em 2002, com a publicação da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, São João Paulo II acrescentou os mistérios luminosos, que nos permitem meditar na vida pública de Jesus.
Com este documento, o Papa quis dar um novo impulso à oração do Terço, alentando a todos a rezarem esta oração que tem o rosto de Maria e o coração de Cristo:
“O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria” São João Paulo II Nesta belíssima Carta, O Santo Padre também nos traz muitas reflexões e conselhos para rezar o Terço com maior proveito espiritual, unindo o nosso coração ao Imaculado Coração de Maria e ao Sagrado Coração de Jesus.
Destacamos aqui alguns:
1. Contemplar a Cristo com Maria — São João Paulo nos convida a olhar para Cristo junto com Maria, pois Ela é o modelo de oração contemplativa: “À contemplação do rosto de Cristo, ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria”. Por isso, ao fazer nossa oração do Terço, devemos dispor o coração em atitude de silêncio. Esta atitude nos ajudará a meditar unidos a Maria os mistérios da vida de Jesus, aprendendo com Ela a contemplar o Rosto de seu Filho e a presença dele em nossas vidas.
2. Guardar e meditar no coração — Com Ela somos chamados a aprender a meditar e guardar tudo no coração, tendo os olhos postos em Cristo. Assim nos diz o Papa: “As recordações de Jesus, estampadas na sua alma, acompanharam-na em cada circunstância, levando-a a percorrer novamente com o pensamento os vários momentos da sua vida junto com o Filho. Foram estas recordações que constituíram, de certo modo, o “rosário” que Ela mesma recitou constantemente nos dias da sua vida terrena”. Ao fazer nossa oração, devemos ir meditando cada mistério, relacionando-os com a nossa vida e guardando os gestos e as palavras de Jesus que vão, a cada meditação, gravando-se em nosso coração.
3. Configurar-se a Cristo com Maria — A oração do Terço nos ajuda a que nosso coração se pareça cada vez mais ao Coração de Jesus. Maria nos guia neste caminho de configuração: “O Rosário transporta-nos misticamente para junto de Maria dedicada a acompanhar o crescimento humano de Cristo na casa de Nazaré. Isto permite-lhe educar-nos e plasmar-nos, com a mesma solicitude, até que Cristo esteja formado em nós plenamente”. A cada Terço, vamos pedindo a Maria que ela nos ajude a ser outros Cristos, educando-nos como uma Mãe amorosa e zelosa.
Se temos estas atitudes interiores durante o Terço, poderemos crescer em nossa jornada espiritual entendendo que o Terço não é apenas uma oração de repetição, mas um caminho de amor a Jesus e a Maria. Que São João Paulo II, que tinha no Terço a sua oração favorita, interceda por nós neste propósito.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.