Cada um pode ter várias explicações, e até várias imagens para tentar explicar o que a Cruz significa. Nas nossas igrejas, temos contato frequente com a imagem. Já ouvimos várias pregações, lemos vários textos e fizemos longas orações. Isso tudo é muito bom e vai preparando o terreno que nos permite perguntar: o que significa hoje a Cruz para mim?
Pois bem, uma imagem que eu gosto muito é Cristo recebendo sua Cruz para caminhar rumo ao Calvário. O instrumento de castigo nas suas mãos é transformado em instrumento de salvação. Eu imagino Jesus, ao receber a Cruz, beijando-a, pois foi o preço do nosso resgate.
Esta, que é uma imagem muito específica, permite perceber o seguinte: a Cruz simboliza a totalidade da entrega de Jesus Cristo. É evidente que o mistério de Deus é imenso e uma imagem fica muito aquém. Mas, justamente, o símbolo tem a propriedade de manifestar o que está além. Aliás, ao ver a Cruz, percebemos que ela não oculta parte alguma do Corpo do Deus encarnado.
Se a humanidade de Cristo é Sacramento do Amor de Deus pelos homens, a Cruz, em cujos braços pende o Corpo Sagrado, é instrumento sacramental desse Amor. Olhar para a Cruz com atenção pode levar-nos a contemplar o mistério de Quem é Cristo para nós. Isso acontece de forma muito concreta.
Leia MaisVocê fecha os olhos para a Cruz?
Mais uma vez: o que diz hoje a Cruz para mim? Meditemos nisso no momento de crise e incertezas que se respira ao nosso redor.
E se, atualmente, muitos de nós experimentamos maiores limitações para aceder aos Sacramentos e a espaços sagrados, voltemos nosso olhar para os crucifixos no nosso lar, no nosso terço, talvez em alguma foto que traga lembranças de um retiro. Deixemos Deus nos encontrar também ali.
Enfim, deixemos a pergunta ressoar em nós: o que está dizendo, hoje, Cristo na sua Cruz para mim?
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.