Espiritualidade

Cultivar a esperança: missão do cristão em tempos de incertezas

Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.

Escrito por Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.

01 FEV 2022 - 10H54 (Atualizada em 31 JAN 2023 - 15H32)

Shutterstock/ Perfect Wave

Iniciamos 2022 com várias expectativas, dentre as quais, a sensação de que a batalha contra o coronavírus estava nos últimos capítulos. Todavia, com o aumento do número dos contaminados, o atual cenário é de continuação dessa batalha. Se muitos dos nossos sonhos e projetos continuam obscurecidos por essa triste pandemia, somos iluminados pela esperança cristã de que juntos venceremos essa luta.

Leia MaisO Papa Francisco e um novo ano que reanima a esperança e expressa uma paz inquietaO Papa Bento XVI, na Carta Encíclica Spe Salvi, nos provoca a cultivarmos a esperança, pois “é na esperança que fomos salvos” (SS,1).

Cultivar a esperança é acreditar: o amanhã será melhor do que hoje; é acreditar que as lutas do presente serão sementes para as conquistas do futuro.

Cultivar a esperança, para nós cristãos, é, por excelência, ter fé em Deus; é confiar que, por Ele e com Ele, superaremos os obstáculos que compõem o cenário do nosso existir.

True Touch Lifestyle/ Shutterstock
True Touch Lifestyle/ Shutterstock

Se há motivos para preocupações, maiores são os motivos para não desistirmos dos nossos sonhos e lutas.

A missão do cristão, nesse período de incertezas, é continuar acreditando em conquistas que, no momento, estão sendo regadas por batalhas e esperanças. Estas são fortificadas pelas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos incentiva a confiarmos em Deus.

Ele diz: “Não se perturbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim” (Jo 14, 1).

Acreditamos em Jesus Cristo e acreditamos que Jesus Cristo também acredita em nós: eis o motivo para nunca desistirmos diante das batalhas da vida e cultivarmos a esperança de que dias melhores virão!

Escrito por
Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.
Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.

Missionário redentorista, trabalha nas Santas Missões Redentoristas. Fez mestrado em Teologia Pastoral da Comunicação na Pontificia Universitá Lateranense, Roma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...