Todos nós enfrentamos dificuldades no caminho da vida, momentos em que nos deparamos com nossas fragilidades e pecados. É nessas ocasiões que surge a pergunta: Deus realmente escuta a oração dos pecadores? Leia MaisNossa Senhora da Salette: Reconciliadora dos pecadoresDeus não quer que os pecadores morram, mas que vivam!
Em meio a problemas que parecem superar nossas forças e ao dilema de sentir que Deus pode não estar ouvindo, podemos ter a sensação de que estamos sozinhos, mas vamos ver, ao longo desta reflexão, que Deus não nos abandona.
A oração é o diálogo entre o ser humano e Deus, um ato de fé que expressa confiança em Sua presença e amor. O Catecismo da Igreja Católica define a oração como “a elevação da alma a Deus ou o pedido de bens conforme a Sua vontade” (CIC 2559). Ela nasce do coração humano como resposta à voz divina que nos chama constantemente e quer que caminhemos junto a Ele.
O Papa Bento XVI destacou que “a oração é a expressão de um coração que confia em Deus, que sente a necessidade de entregar-se a Ele” (Audiência Geral, 4 de maio de 2011). A oração, portanto, é um encontro de corações: o do homem, marcado pela fragilidade, e o de Deus, repleto de bondade e misericórdia.
Deus não é indiferente ao sofrimento humano, e Seu amor nos alcança mesmo quando estamos distantes. Ele se inclina com misericórdia para escutar o clamor de Seus filhos, como fez o pai da parábola do filho pródigo (cf. Lc 15,11-32).
Esse amor incondicional nos ensina que Deus não nos rejeita, mesmo quando pecamos; Ele aguarda nosso retorno com os braços abertos. Contudo, Ele nos pede é um coração contrito, capaz de reconhecer seus erros e confiar no perdão divino. O Salmo 50, a bela oração de arrependimento de Davi, expressa isso de forma profunda: “Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.” (Sl 50,12).
Este salmo reflete o coração de quem reconhece sua culpa e confia na misericórdia de Deus, uma confiança que nos é pedida sempre que nos dirigimos a Ele em oração. Sim, Deus escuta as orações dos pecadores. Deus escuta a oração de todos os que O buscam com sinceridade e arrependimento.
Como nos diz o Papa Francisco nesta frase sua tão marcante e profunda, dizendo: “Deus não se cansa de perdoar; nós é que nos cansamos de pedir perdão.”
A misericórdia divina é inesgotável e a oração do pecador que se dirige a Deus com um coração arrependido é sempre escutada, pois Ele não rejeita aqueles que O buscam. A oração sincera, mesmo que venha de um coração ferido pelo pecado, encontra acolhida no Pai que sempre espera o retorno de Seus filhos.
Por isso, nunca deixemos de orar, mesmo em nossas fraquezas, confiantes de que Deus está próximo e ouve o clamor de um coração contrito. Ele nos chama a levantar e recomeçar, oferecendo-nos Sua graça e amor infinito. Que possamos, com confiança filial, elevar nossas vozes ao Céu, certos de que Deus sempre nos escuta.
Celebre em família a primeira semana do Advento
Siga esse material para que você e seus familiares peçam sempre que Jesus nasça em seus corações.
Peregrinos já podem baixar “Cartão de Serviços” do Jubileu
Gratuito, o Cartão de Serviços ajuda tanto na área de seguros e hospedagem quanto alimentação, transportes e comunicação.
Três aprendizados deixados por Dorothy Day
Dorothy Day foi uma jornalista e ativista católica, que dedicou sua vida à promoção da justiça social e aos direitos dos trabalhadores.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.