Espiritualidade

Dia da Solidariedade: a missão do cristão em ajudar o próximo

"Se alguém, possuindo os bens deste mundo, vê seu irmão na necessidade e lhe fecha seu coração, como o amor de Deus permanece nele?" (1 João 3,17)

Escrito por Isabela Araujo

31 JAN 2023 - 11H12 (Atualizada em 31 JAN 2023 - 21H39)

Shutterstock/ Africa Studio

Leia MaisMaria e a virtude da SolidariedadeVocê é solidário? Entenda o sentido da solidariedade!“Solidariedade é o substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros. A palavra solidariedade tem origem no francês solidarité que também pode remeter para uma responsabilidade recíproca. Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas.” – Significados.

Solidariedade, como a essência da palavra evidencia, é reconhecer quem precisa da nossa ajuda e de fato amparar o outro. Solidariedade é verbo. De nada adiante ouvir um pedido de ajuda, ver a necessidade perante seus olhos, e não agir para mudar ou colaborar com aquela realidade.

Shutterstock/ addkm
Shutterstock/ addkm


Neste Dia Mundial da Solidariedade, façamos um exame de consciência: ajudo verdadeiramente o próximo? Estou disponível ao outro assim como Jesus ensinou? Sou um bom irmão para o meu semelhante?

“A palavra ‘solidariedade’ significa muito mais do que alguns atos esporádicos de generosidade, é muito mais, supõe a criação de uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. Isso significa solidariedade. Não é só questão de ajudar os outros, isso é muito bom fazer, mas é mais. Trata-se de justiça– Papa Francisco.

Quando amamos alguém, nós não medimos esforços para fazer esta pessoa feliz. A ajudamos sem pensar duas vezes, nos colocamos disponíveis nas situações mais infelizes, não cogitamos deixá-la passar necessidade.

Freepik
Freepik


“Amarás teu próximo como a ti mesmo”, este é o segundo maior mandamento apresentado em Mateus 22, 39. Ao amar o outro de todo o coração, não há como deixá-lo passar fome, frio ou dor. Não há como dar as costas a quem se ama. Não há como ser cristão.

Como cristãos, ou aprendemos a partilhar, para sermos cristãos de verdade, ou queremos viver uma fé descomprometida com a verdade, com a realidade que está diante de nós. (...) Temos de escolher entre a palavra de Jesus e nosso querer e nosso sentimento”, orienta Pe. Ferdinando Mancilio, Missionário Redentorista.

Não há erro, com Deus no centro de nossas ações, o coração sempre fala mais alto e o bem é semeado. Siga os Seus passos e não terá dúvidas ou receios, se coloque no lugar do outro assim como Ele e ajude a construir uma comunidade que se apoia.

"Uma solidariedade guiada pela fé nos permite traduzir o amor de Deus em nossa cultura globalizada, não construindo torres ou muros que dividem e depois desabam, mas tecendo comunidades e apoiando processos de crescimento verdadeiramente humanos e sólidos." – Papa Francisco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...