Espalhar a Esperança é uma urgência da humanidade. Se a esperança não for o antídoto neutralizador dos muitos venenos que nos mantêm cabisbaixos, desanimados, desesperançados e até desesperados, não conseguiremos viver e conviver harmoniosamente. Precisamos alimentar a esperança. "E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5,5)
Leia MaisCarta da Mãe Aparecida aos Peregrinos da EsperançaA ausência da esperança é preocupante, pois somos arrastados para trevas, afastando-nos da Luz: "...nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta; estamos perdidos!" (Ez 37,11). A desesperança ofusca os sonhos, amplia o vazio, desacredita a força do bem, desestabiliza as emoções. E mais do que isso, a desesperança eleva a força do mal e nos impede de ver a verdade e a força do bem. A desesperança nos aprisiona no medo, no pavor e na angústia, tornando-nos insensíveis ao amor de Deus.
"Será dito: esta terra que se achava devastada tornou-se um jardim do Éden! Essas cidades em ruínas, desertas e desoladas, estão agora restauradas e repovoadas. Então, as nações que restaram em torno de vós saberão que sou eu o Senhor, que reconstruí o que estava em ruínas e replantei o que estava baldio. Sou eu, o Senhor, que o digo e o farei". (Ez 36, 35-36)
A Doutrina da Igreja Católica destaca a Esperança como uma das Virtudes Teologais. O que elas representam? “De fato, as virtudes teologais referem-se diretamente a Deus e dispõem os cristãos para viverem em relação com a Santíssima Trindade. (CIC 1812). São três as Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade. E elas “São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. “São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade” (CIC 1813).
O Dicionário da Língua Portuguesa aponta como antônimos de esperança: desesperança, descrença, incredulidade, ceticismo, dúvida, desilusão, desengano, decepção, desapontamento, desespero, desesperação. Todas condições contrárias ao que nos ensina a Palavra de Deus: "Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração" (Rm 12,12)

O Catecismo da Igreja Católica orienta sobre o pecado contra a Esperança, que é, sem dúvida, pecar contra Deus e contra os irmãos:
"O primeiro mandamento visa também aos pecados contra a esperança, que são o desespero e a presunção. Pelo desespero, o homem deixa de esperar de Deus sua salivação pessoal, os auxílios para alcançá-la ou o perdão de seus pecados. O desespero opõe-se à bondade de Deus, à sua justiça porque o Senhor é fiel a suas promessas e à sua misericórdia". (CIC 2091)
"Há duas espécies de presunção. Ou o homem presume de suas capacidades (esperando poder salvar-se sem a ajuda do alto), ou então presume da onipotência ou da misericórdia de Deus (esperando obter seu perdão sem conversão e a glória sem mérito)". (CIC 2092)
Ter esperança é acreditar na vida. Ter esperança é acreditar em Deus. Ter esperança é acreditar na plenitude do Amor de Jesus. Ter esperança é acreditar que “Enquanto há vida, há esperança (Ecl 9,4).
Ter esperança é acreditar que a Vida venceu a Morte: Ele não está aqui! Ressuscitou! (Lc 24, 6) e que “Em posse de tal esperança, procedemos com total desassombro" (II Cor 3,12).
Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos ajuda a refletir que nunca devemos perder a esperança em Deus
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...