Espiritualidade

Entenda o poder do Espírito Santo em versículos

Escrito por Laís Silva

26 MAI 2023 - 13H34 (Atualizada em 26 MAI 2023 - 15H33)

Vaishnu Karuthedath / Shutterstock

Estamos nos aproximando da Solenidade de Pentecostes, o momento em que a Igreja católica celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Maria e os seguidores de Cristo.

Para te ajudar a se preparar para a Solenidade de Pentecostes, nós separamos alguns versículos que podem te ajudar a compreender o poder do Espírito Santo e te preencher com seus divinos dons.Leia MaisO que significa dizer que o Espírito Santo é o "Paráclito"?

“Mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, na Samaria e até os confins da terra”. (Atos dos Apóstolos 1, 8)

Cristo não nos deixou sozinhos, Ele enviou o Espírito que nos unge, nos consola e nos enche de fé, para que sejamos capazes de sermos testemunhas do amor de Cristo.

“De repente, veio do céu um ruído semelhante ao de uma forte ventania e encheu toda a casa onde estavam. E apareceram-lhes línguas como de fogo, que se repartiam, pousando sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito concedia a eles se expressarem”. (Atos dos Apóstolos 2, 2-4)

No Catecismo da Igreja Católica podemos ver que a água significa o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo. Já o fogo simboliza a energia transformadora do Espírito Santo.

Em um artigo de Júlio Egrejas, membro do Sodalício de Vida Cristã e atualmente cursando mestrado em Direito Canônico, ele explica que esse momento em que as línguas se repartem e pousam sobre cada um dos apóstolos simboliza a força transformadora do Espírito Santo nos apóstolos, que transformou suas vozes (línguas) em vozes de anúncio corajoso e voraz da fé de Cristo: 

"As línguas de fogo são o símbolo do Espírito, que mudou os corações dos apóstolos em corações cheios da força da Palavra de Deus”.

“Enquanto rezavam, tremeu o lugar onde estavam reunidos; então todos ficaram cheios do Espírito Santo e se puseram a anunciar a palavra de Deus com firmeza”. (Atos dos Apóstolos 4, 31)

Naquele momento, os apóstolos reafirmaram sua fé em Cristo e continuaram sua missão de anunciar a Salvação do Senhor.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, mansidão, domínio de si: contra tais coisas não existe lei”. (Gálatas 5, 22-23)

O Espírito de Deus é o combustível que todos os cristãos devem sentir para se manter firmes no anúncio do Evangelho, para sentir o amor de Deus por nós e para reafirmar nossa fé todos os dias.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...