Espiritualidade

Entre Santos: um encontro natalino entre São Nicolau e os Reis Magos

Escrito por Letícia Dias

20 DEZ 2024 - 08H54 (Atualizada em 20 DEZ 2024 - 20H46)

IA/ Shutterstock

Em um encontro especial, no clima de Natal, São Nicolau e os Reis Magos — Melchior, Gaspar e Baltazar — se reúnem para uma conversa repleta de reflexões sobre o verdadeiro significado dos presentes e do Natal. 

Por meio de um diálogo enriquecedor, eles compartilham histórias, trocam ideias sobre suas missões e reforçam a importância de levar a mensagem do Menino Jesus que nasceu em Belém.

Que o diálogo inspire você a viver a essência do Natal!

São Nicolau: Ho, ho, ho! Melchior, Gaspar, Baltazar. Que alegria encontrá-los neste fim de ano!

Baltazar: São Nicolau, a alegria é toda nossa em te encontrar! Que surpresa neste tempo de bênçãos! Como você está?

São Nicolau: Há quem diga que eu esteja ocupadíssimo preparando presentes para crianças que se comportaram ao longo do ano. Mas essa ocupação eu deixo para meu amigo, Noel, que se inspirou em mim. 

Gaspar: Você sempre com bom humor! Mas uma coisa é certa, sua bondade se espalha de muitas formas e o seu exemplo continua sendo o maior presente para todos nós.

São Nicolau: Imagina! Eu só ajudei três moças a se casarem jogando meias cheias de ouro pela janela da casa do pai delas.

Mas vocês sabem que cada conto aumenta um ponto, e por isso, de conto em conto, as pessoas dizem que eu distribuía presentes… Por falar em presentes, como vocês escolheram os presentes para o nosso Menino Jesus?

Melchior: 
Ah, São Nicolau, além de tudo, você sempre foi muito mesmo modesto.

Mas um homem generoso sempre encontra formas criativas de espalhar o amor de Deus. Quanto aos presentes para o Menino Jesus, seguimos o que nossos corações nos inspiraram, por meio do Espírito Santo.

O ouro, simboliza a realeza Dele, o incenso, a divindade, e a mirra, o sacrifício. Mas confesso que até hoje me pergunto se escolhemos bem. O que você acha?

São Nicolau: Conhecido por “presenteador”, eu acho que seus presentes para o Menino Jesus foram muito bem escolhidos. Um rei não poderia ganhar algo diferente. Apesar de que o maior presente que vocês O deram naquela noite estrelada foi a adoração prestada diante de tão humilde manjedoura.

Baltazar: Você tem razão, o que demos como presentes materiais foi pouco diante do que oferecemos por meio de nossa adoração. Reconhecer o Rei do Universo em um simples bebê foi o maior privilégio de nossas vidas.

Mas você dedicou também sua vida a espalhar esse mesmo espírito de adoração e generosidade. De certa forma, continuou a oferecer presentes ao Menino por meio de cada ato de bondade.

São Nicolau: Em outras palavras, vocês presentearam o próprio Verbo Encarnado, enquanto eu o presenteei na imagem de tantas pessoas que a mim recorriam - e ainda recorrem - pedindo a minha ajuda e a minha intercessão.

Nossos presentes levaram alegria às pessoas que presenteamos, Baltazar. Mas mais do que presentear com materiais, o importante no Natal é presentear com presença.

E digo mais, uma presença que leve a mensagem do Salvador que nasceu em Belém!

Gaspar: Belas palavras! Os presentes materiais trazem alegria por um momento, mas é a presença que carrega o amor de Deus e a mensagem do Salvador que verdadeiramente transforma vidas.

Que nossos passos continuem guiados pela luz daquela estrela, para sermos testemunhas vivas do Verbo Encarnado e levemos, por onde formos, o maior presente de todos: a esperança e a salvação que nasceram em Belém.

São Nicolau: Irretocável, Gaspar. Irretocável! A fala de um verdadeiro sábio mago do oriente!

Com a licença de vocês, mas agora preciso levar algumas coisas para o Salvador. Dessa vez não são presentes, são rogos de milhares de pessoas para terem um bom Natal e um bom ano novo. As preces para mim nesta época do ano aumentam bastante, parece até que sou um bom velhinho ho, ho, ho!

Melchior: Ho, ho, ho! Nicolau, o “bom velhinho” de tantas almas! Que o Menino Deus acolha cada uma dessas súplicas com a mesma ternura com que recebeu nossos presentes em Belém.

Enquanto rogas por eles, também rogaremos por você, para que o seu testemunho missionário continue inspirando o mundo a viver o verdadeiro espírito do Natal. Vá em paz, grande amigo, e até breve!

São Nicolau: Até a próxima, meus amigos. Sigam sempre os caminhos que levam até o Menino Jesus. E feliz Natal!

add_circle  Reflita e aprenda ainda mais sobre o Natal aqui com o A12 

Colaboração: Alessandro Cardoso

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...