Leia MaisProcura-se um deserto: é urgente criar espaços de silêncio Papa: Que o silêncio do tempo atual nos ensine a ouvirPor mais clichê que soe, nossa anatomia fala por si só: temos uma boca e dois ouvidos. Ouvir mais do que falar, essa é a coisa mais necessária e difícil que temos que fazer.
Ao ouvirmos um desabafo, é necessário dispormos nossa compreensão e entendimento antes de querer palpite ou, ainda, intromissão.
Além disso, falar demais revela mais do que é necessário sobre nossa vida e realidade, como também, falar demais ao outro pode ser inconveniente e maléfico, já que nem tudo o que pensamos deve ser compartilhado.
É também importante citar quem fala muito, disparando mentiras ou aumentando o real. Tem quem goste de esnobar suas conquistas, há quem sente a necessidade de fingir ter uma vida que não tem. Em ambos os casos, o silêncio no lugar da fala seria o melhor amigo.
"Quem modera suas palavras possui a ciência; a pessoa inteligente possui um espírito sereno. Até o insensato, quando se cala, é tido por sábio e, se cerra seus lábios, por inteligente." - (Provérbios 17, 28).
Ao ajudar próximo, é aconselhável também fazê-lo em silêncio. Isso porque não se deve ajudar ninguém com o intuito de se vangloriar ou mostrar que esta ajudando para apresentar ser “uma boa pessoa”.
A ajuda deve ser genuína, sem holofotes, tendo como parceiros e guias de sua ação seu coração e Deus.
"Tu, ao contrário, ao dares esmola, não deixes tua mão esquerda saber o que a direita faz, para que tua esmola se faça em segredo, e teu Pai, que conhece todo segredo, te dará a recompensa” - (Mateus 6, 3-4).
Outra situação em que o silêncio ganha é na fofoca. Difamar alguém, contar do seu íntimo ou qualquer outro comentário pejorativo ou que traia a confiança de alguém, não deve ser normalizado.
Antes de falar do outro, pense e repense, interiorize, entenda o porquê do comentário e não o faça, mesmo pecando por pensamentos, você não disseminará o mal ou prejudicará outra pessoa.
"O grande fofoqueiro é o diabo, que sempre sai dizendo coisas ruins dos outros, porque ele é o mentiroso que tenta desunir a Igreja, afastar os irmãos e não fazer comunidade. A fofoca é uma peste pior que a Covid." - Papa Francisco.
No caso de dúvida, opte pelo silêncio, ele não machuca, não difama, não maltrata ou maldiz. O silêncio permite ouvir mais o outro, aprender mais, ser mais atencioso e mais próximo de Deus.
De nada adianta rezar para Deus e suas ações, bem como suas falas, não condizerem com os ensinamentos do Pai. Seja coerente, reconhece suas ações, melhore sempre e nunca tenha medo de seguir um novo caminho, desde que Ele o leve aos braços do Pai.
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.