O Natal nos convida a reflexões sobre o amor ao próximo, sobre o amor de Deus por nós e sobre perdão. E o clima de fim de ano cria a percepção de que mudanças precisam acontecer.Leia MaisPodemos pedir o perdão dos pecados das almas do Purgatório?
Muitas vezes pensamos que a mudança tem que partir do outro, tem que ser nas coisas, no mundo e esquecemos da mudança em nós mesmos.
E se partimos desse ponto já é possível entender que é necessário que a mudança inicie com os nossos atos.
Quando depositamos no outro as nossas expectativas de mudanças nós abrimos uma porta que permite que o outro nos machuque e nos magoe; e quando nos magoamos é difícil liberar o perdão.
É preciso entender que perdoar faz parte do nosso crescimento, da nossa evolução e principalmente da vida de um cristão.
Papa Francisco, no Angelus do dia 13 de setembro de 2020, falou sobre perdão e o efeito que ele pode causar em nossas vidas.
“Quanto sofrimento, quantas lacerações, quantas guerras poderiam ser evitadas se o perdão e misericórdia fossem o estilo de nossa vida”.
Nós vivemos na espera do perdão de Deus, mas esquecemos que muitas vezes precisamos do perdão de nossos amigos e familiares, por algo que possamos ter feito. Ou perdoar nossos irmãos por algum desentendimento.
“Não podemos pretender o perdão de Deus para nós se, por sua vez, não concedermos perdão ao nosso próximo”, completou Francisco.
O perdão é um caminho necessário para que possamos seguir em frente e estar cada vez mais próximos de Deus, mais parecidos com Cristo.
“Pois se perdoardes aos outros as ofensas recebidas, também vosso Pai celeste vos perdoará”. (Mateus 6, 14)
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.