“Se não te lavar, não tens parte comigo” (Jo 13,8)
Ao cair da tarde da Quinta-feira Santa, a Igreja entra no Tríduo Pascal, o coração do Ano Litúrgico.
Com a Missa da Ceia do Senhor, somos levados ao Cenáculo, onde Cristo entrega aos seus discípulos os dons: da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento do Amor.
Nesta liturgia solene, a Igreja celebra com profundidade e beleza os mistérios da fé:
A Eucaristia
Jesus, sabendo que estava para partir, não nos deixou órfãos. Ele se faz presente, real e verdadeiro, sob as espécies do pão e do vinho.
A celebração desta noite traz consigo uma atenção para a instituição da Eucaristia e seu profundo significado: é o corpo e sangue de Cristo que permanece entre nós.
O Lava-Pés
Neste gesto, Jesus assume a posição de servo e nos ensina que quem ama, serve. Esse rito, que faz parte da liturgia deste dia, pode ser realizado após a homilia, e é um memorial da entrega e humildade de Jesus.
Os escolhidos para o Lava-Pés são, geralmente, representantes da comunidade, e a preparação deve ser feita com sobriedade e oração.

A Transladação do Santíssimo
A Missa não se encerra com o envio tradicional. Ao fim, o Santíssimo Sacramento é conduzido em procissão até o Altar da Reposição.
Inicia-se, então, o momento de adoração silenciosa, em memória da agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. É noite de vigília. A Igreja permanece com o Senhor.
A cor litúrgica é branca, sinal de festa, mas já revelando o sacrifício que se aproxima. O Glória é cantado e, depois, segue-se o silêncio até o Sábado Santo. A comunhão é distribuída e, em seguida, o altar é desnudado, em sinal de luto.
🕊️Nesta noite santa, sejamos adoradores e fixemos nosso olhar em Jesus.
“Sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13,1)
::. Medite agora sobre a celebração da Quinta-Feira Santa com o diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.
⏩ Leia mais:
::. Começamos a Semana Santa com um convite à esperança.
::. Quarta-feira Santa: a traição e a misericórdia de Deus.
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.