Espiritualidade

Missão do cristão batizado: ser sacerdote, profeta e rei

O Sacramento do batismo nos torna participantes da vida de Cristo

Escrito por Letícia Dias

07 NOV 2022 - 14H52 (Atualizada em 07 FEV 2023 - 11H44)

sweet marshmallow/ Shutterstock

Por meio do Batismo nos tornamos membros da Igreja de Cristo e Filhos de Deus. É durante o rito batismal, após a unção com o óleo do Santo Crisma, que somos configurados a Cristo e nos tornamos sacerdotes, profetas e reis. 

O padre ou diácono diz nesse momento:

"Que o Espírito Santo as consagre com este óleo santo para que participem da missão do Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei, e sigam os passos de Jesus permanecendo no seu povo até a vida eterna."  

Leia MaisO que é o batismo de emergência?É possível anular um Batismo?É valido na Igreja Católica meu batismo em outra igreja cristã?

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC) a Santíssima Trindade oferece a pessoa batizada a graça santificante e da justificação, que:

“– O torna capaz de crer em Deus, esperar n'Ele e O amar, pelas virtudes teologais;

– Lhe dá o poder de viver e agir sob a moção do Espírito Santo e pelos dons do Espírito Santo;

– Lhe permite crescer no bem, pelas virtudes morais. Assim, todo o organismo da vida sobrenatural do cristão tem a sua raiz no santo Batismo.

Mas, o que significa tornar-se sacerdote, profeta e rei? Entenda:

Sacerdote

Os sacerdotes do Antigo Testamento realizavam sacrifícios em oferta a Deus. Cristo oferece a si mesmo como sacrifício perfeito e permite que sejamos membros ativos em sua missão como sacerdote. No batismo, somos consagrados para nos tornarmos morada do Espírito Santo e um povo sacerdotal na medida em que oferecemos sacrifícios espirituais por amor a Ele e a Igreja na busca pela santidade.

Profeta

Impulsiona a fazermos o papel de Cristo, daquele que anuncia as maravilhas do Pai e denuncia aquilo que nos afasta Dele. Ou seja, isso significa uma pré-disposição em aderir a fé transmitida pela Tradição da Igreja, em estudá-la, transmiti-la e de nos tornarmos verdadeiras testemunhas do Evangelho.

Rei

Jesus Cristo se fez servo mesmo sendo Rei e Senhor do Universo, não impôs poder. “Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida pelas minhas ovelhas” (Mt 20,28). Por isso, o cristão plenifica sua missão no serviço a Cristo e à Sua Igreja e torna-se participante do reinado de Cristo quando atua para a construção da caridade sendo um membro ativo.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...