Dizer “sim” a Deus pode parecer uma tarefa difícil, pois muitas vezes somos consumidos por dúvidas e medos e nos custa renunciar aos nossos próprios planos e ideias. Sabemos, no entanto, que o Deus quer para nós é o melhor e por isso devemos buscar estar em sintonia com a sua vontade.
Desta forma, estaremos atentos para percorrer os seus caminhos em nossas vidas. Nesta tarefa, nossa Mãe Maria nos acompanha como guia e modelo de como responder ao chamado divino com fé e coragem.
O nosso primeiro e principal chamado é à santidade, e é a partir desse chamado que encontramos sentido e orientamos tudo o que fazemos: desde a profissão que escolhemos até o nosso estado de vida, seja ele o chamado ao sacramento do matrimônio ou a vida religiosa. Neste percurso de escuta e discernimento, Maria vai nos ensinando a dizer “sim” a Deus.
Leia MaisDeus nos dá um coração novo a partir da conversãoOnde está Deus nas tragédias?O que fazer quando nossa relação com Deus se torna tediosa?
Maria aceitou com profunda fé a missão que Deus lhe pedia, confiando plenamente em suas promessas. Quando o anjo Gabriel lhe anunciou que ela seria a mãe de Jesus, Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Esta resposta revela sua total confiança em Deus, mesmo sem entender completamente tudo o que implicaria.
Ao refletir sobre o chamado de Deus, nos sentimos inseguros e nos perguntamos se seremos capazes de ser fiéis e se estamos discernindo corretamente a vontade de Deus. Essas dúvidas são naturais, mas é importante lembrar que, assim como Maria, somos chamados a responder com coragem, pois Deus nos sustentará com seu amor e sua graça.
Maria nos ensina também que a vocação é um processo de reflexão profunda e contínua. Em sua vida, ela meditou sobre os mistérios de Deus, guardando tudo no coração. Ela não agiu com impulsividade, mas ponderou e rezou, buscando sempre encontrar a vontade divina. Isto é fundamental para nós, pois a resposta ao chamado de Deus deve ser fruto de um discernimento atento e sereno.
Além da reflexão e da meditação, Maria nos mostra a importância da humildade e serviço, pois a vocação é um serviço de amor a Deus manifestado na entrega aos irmãos. Seja qual for o estado de vida, somos convidados a viver nossa vocação com amor, entrega e sacrifício, seguindo o exemplo de Maria Santíssima.
Maria nos inspira a dizer “sim” a Deus em todas as circunstâncias. Ela nos ensina que este “sim” deve ser rezado e deve ser constantemente repetido ao longo de nossas vidas. De tal modo, nossa resposta a Deus crescerá e será cada vez mais sólida. Assim nos diz o Papa Francisco em sua catequese de 23 de outubro de 2013: “Ela se centra em Jesus na cotidianidade de uma mulher humilde, que, no entanto, vive imersa no mistério. O seu sim, já perfeito desde o início, cresce até a cruz, em que a sua maternidade abraça todos”.
Portanto, ao nos depararmos com as dificuldades, incertezas e medos diante do chamado de Deus, olhemos para Maria. Que inspirados em seu exemplo possamos dizer “sim” com coragem, confiança e fé, permitindo que Deus nos conduza à verdadeira felicidade.
.:No Bênção da Manhã, o Pe. Moisés fala sobre como se inspirar em Maria para dizer Sim a Deus. Confira!
Histórias e curiosidades das Basílicas do Jubileu 2025
Fique por dentro de algumas curiosidades das basílicas de Roma com Portas Santas abertas para o Jubileu 2025.
Como os pais podem catequizar nas férias?
Saiba como catequizar seus filhos nas férias com oração, filmes, Evangelho e momentos de fé em família!
Participe da 2ª fase do Mutirão em Defesa da Casa Comum
A 2ª fase do Mutirão em Defesa da Casa Comum já está com inscrições abertas. O curso online acontecerá de janeiro a fevereiro de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.