Em seu lindo cântico natalino, diz o Pe. José Cândido da Silva:
“Jesus vem nascer em cada cristão, Jesus vem trazer a paz e a união.”
Sim, queremos fazer, não como aqueles que recusaram pousada a José e Maria, mas sejamos a gruta humilde que acolheu o Salvador. “Pois, a todos os que O receberam, deu o poder de se tornarem filhos de Deus”. Como disse Santo Agostinho: Jesus procura no coração de cada homem a morada que não encontrou em Belém.
Leia MaisConfira 5 reflexões do Papa Francisco para viver o NatalO mês de dezembro nos traz saudades da infância, com seus “presépios cheios de ternura e sonho”, que Rubem Alves (1933-2014) recordou em sua famosa crônica:
“Até os mais humildes faziam um presépio. Uma estrela no céu, uma cabaninha na terra coberta de sapé, Maria, José, os pastores, ovelhas, vacas, burros, misturados com reis e anjos, os campos iluminados com a glória de Deus, tudo por causa de uma criancinha. As casas ficavam abertas para quem quisesse se juntar aos reis, pastores e bichos para adorar o Menino”.
E ele termina exprimindo um desejo: “Seria tão bom se os pais contassem essa história para seus filhos!”
É justamente isso que nos sugere o Papa Francisco na Carta Apostólica Sinal Admirável, dizendo que:
“Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus. A sua encenação no Presépio ajuda a reviver o que aconteceu, estimula os afetos, convida a sentir-nos envolvidos na história da salvação, contemporâneos daquele evento que se torna vivo e atual.
Somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo homem, e a descobrirmos que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele.”
Leia MaisPapa Francisco explica o significado e o valor do presépioO Papa termina dizendo que:
“O Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé.
A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós e acreditar que Ele está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade”.
Feliz e Abençoado Natal!
A era digital: encantamento e dependência na era da inteligência artificial
A era digital encanta com benefícios e tecnologias envolventes, mas esconde nossa crescente dependência. A IA desafia crenças humanas e levanta questões éticas.
Faça prece de Santo Afonso para o Menino Jesus
Reze a prece de Santo Afonso ao Menino Jesus e acolha Cristo em seu coração!
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.