Leia MaisSemana Vocacional: “Jesus chama pelo nome, refaz nossa história”Qual o significado do nome de Jesus?A Igreja Católica celebra neste dia 12 de setembro, o Santíssimo Nome de Maria, uma das mais variadas formas em demonstrar essa devoção, a partir do forte amor que os primeiros discípulos a ela dedicavam. Ela passou a caracterizar também as demais gerações de cristãos, surgindo com o tempo diversos títulos marianos, associados a diferentes características da Mãe de Deus e a fatos de sua vida.
A devoção a Santíssima Virgem Maria se manifesta na Igreja sob os mais diversos títulos ou nomes, sendo praticamente impossível contar o número destes títulos. Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares.
Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos. Além desses, há também os títulos que derivam dos dogmas relativos à Virgem Maria, que exprimem a fé mariana da Igreja Católica. Você verá a seguir a origem desses nomes e títulos atribuídos a Nossa Senhora.
Boa parte dos nomes de Maria se origina de uma imagem, pintura ou escultura da Santa Virgem. A tradição da veneração de ícones sagrados de Maria remonta à era apostólica.
São Lucas, por exemplo, era considerado o “pintor” de Nossa Senhora. Dentre esses ícones, alguns são muito conhecidos, como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a “Theotokos de Vladimir”; e Nossa Senhora de Czestochowa. Cada uma dessas imagens ressalta uma particularidade da Santíssima Virgem, que nos ajuda a conhecer melhor a sua presença materna na Igreja e em nossas próprias vidas.
Para explicar como nasce a devoção, e por consequência o título de Maria, citamos um caso mais recente, sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em 1700, na cidade de Augsburgo, na Alemanha. Um artista pintou uma imagem da Virgem de Nazaré, inspirado na memorável frase de Santo Irineu de Lyon:
“O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; e aquilo que a virgem Eva atou, com a sua incredulidade, desatou-o a Virgem Maria com a sua fé”.
Esta pintura foi então exposta para veneração pública na pequena igreja de St. Peter, em Perlach, onde permanece até hoje. Nesta igreja, originou-se a devoção à Nossa Senhora, que ficou conhecida primeiramente na Alemanha, depois em toda a Europa e, por fim, se espalhou pelo mundo todo, por causa de devoção popular.
Esses nomes são muito conhecidos; expressam a fé e a devoção dos fiéis a Nossa Senhora, que se manifestou a eles de modo particular.
Um exemplo claro sobre isso é sobre a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que em 1717 foi encontrada por três humildes pescadores no Rio Paraíba do Sul, tendo achado primeiro o corpo, depois a cabeça.
Então, seguiu-se a conhecida pesca milagrosa, de grandes peixes, depois de horas a fio sem nada pegar. Simples pescadores perceberam no encontro da imagem e na pesca milagrosa uma ação da Providência divina. A partir daí, passaram a venerar a pequena imagem de Nossa Senhora que "apareceu" no Rio Paraíba.
A devoção dos pescadores se espalhou rapidamente, principalmente por causa dos muitos milagres que se seguiram, e cada vez mais pessoas passavam a visitar aquela pequena imagem, chamada carinhosamente de Nossa Senhora Aparecida.
Títulos vindos de dogmas marianos
São apenas quatro nomes, mas importantíssimos para a fé católica. O primeiro é de Maria como Mãe de Deus, proclamada pelo III Concílio Ecumênico, realizado em Éfeso, em 431. Naquele tempo, no qual muitos hereges negavam a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, era necessário que a Igreja confirmasse a doutrina de que a Virgem Maria é verdadeiramente Mãe do Verbo de Deus encarnado, e não apenas da humanidade de Cristo.
Outro dogma muito importante é o da Virgindade Perpétua de Maria, instaurado no II Concílio de Constantinopla, em 553, e reafirmado solenemente no Concílio de Trento, no ano de 1555.
O terceiro dogma mariano é o da Imaculada Conceição, que define como fé da Igreja Católica a concepção da Virgem Maria sem a mancha do pecado original. O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo Beato Papa Pio IX, no dia 8 de Dezembro de 1854.
Finalmente, o quarto é o dogma da Assunção de Maria aos Céus. Este dogma significa que devemos crer que Nossa Senhora, ao fim de sua vida terrena, foi assumida, de corpo e alma, à glória do Reino dos Céus, (levada aos céus pelos Anjos). Esse dogma foi proclamado solenemente pelo Papa Pio XII, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, no dia 1º de Novembro de 1950.
O Portal A12 tem esta preocupação especial em sempre buscar mais sobre a Virgem Maria, que sempre intercede por nós em nossas súplicas e pedidos a Deus, mostrando que nossa Mãe está sempre perto da gente!
Conhecer esses títulos nos ajuda a entender como Maria continua anunciando Jesus Cristo e colaborando com o projeto de salvação. Uma justa reflexão nos ajuda a viver bem a nossa fé.
Nesta pagina da Academia Marial de Aparecida, você tem a oportunidade em saber mais sobre as devoções dedicadas à Mãe de Deus. Os textos de cada título trazem detalhes da história como: onde surgiu, a sua invocação, se é padroeira de algo ou de algum lugar e ainda uma oração.
.:: Padre Camilo também nos orienta sobre os títulos de Maria
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.