Espiritualidade

O Batismo do Senhor e a nossa missão diária como cristãos

Reflita sobre a missão cristã a partir do Batismo

Escrito por Laís Silva

10 JAN 2025 - 13H54 (Atualizada em 10 JAN 2025 - 16H17)

Renata Sedmakova / Shutterstock

 “Quando todo o povo estava sendo batizado, e quando Jesus recebeu também o batismo e estava rezando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba. Veio, então, uma voz do céu que dizia: ‘Tu és meu Filho muito amado; a ti dedico meu afeto’.”
(Lucas 3, 21-22)


O Evangelho deste domingo nos apresenta o Batismo do Senhor, momento em que Jesus é batizado por João Batista e por meio desse ato o Espírito Santo desce em forma de pomba e uma voz do céu proclama que Ele é o Filho. Naquele momento, alguns questionamentos internos do povo, que achava que João Batista era o Messias, foram retirados e iniciou ali a vida pública de Jesus e a confirmação de sua identidade divina.

Para nós, este momento marca o início do Tempo Comum no calendário Litúrgico, e nos convida à reflexão sobre nossa missão como cristãos a partir do momento de nosso batismo.

De acordo com o Catecismo da Igreja, o Batismo é o primeiro dos sete sacramentos e serve como base para toda a vida cristã, abrindo as portas para a nossa vida espiritual. É por meio do Batismo que nos tornamos cristãos e somos chamados à missão de viver a Palavra de Deus. Leia MaisBatismo é fonte de vocação e comunhão com a Igreja de Cristo

Durante a infância não entendemos de fato a importância desta missão, mas se somos encaminhados à Catequese, assumimos o compromisso de participar da Missa sozinhos ou com nossos familiares, vamos crescendo e então passamos a compreender a dimensão do batismo em nossas vidas.

O batismo nos chama a sermos missionários da Palavra de Deus e, quando pensamos nisso, devemos refletir: eu sou um missionário? Eu vivo o meu chamado?

Estamos no Ano Santo e o Papa nos convida a sermos “Peregrinos de Esperança”, e o que isso quer dizer?

Ele nos convida a sermos missionários, e além de buscar a Deus, também levarmos sua Palavra por onde formos. Quando falamos da Palavra de Deus, falamos também sobre a nossa , a esperança que nos guia em nossa vida, na certeza de que um dia estaremos junto ao Senhor.

Estar em constante peregrinação é seguir nossa missão como batizados e filhos de Deus. Ter diariamente a consciência desta missão é reafirmar nossa fé e nosso compromisso com o Pai.

O Papa Francisco sempre nos pede para sermos uma Igreja em Saída, e para muitos, isso parece algo novo, mas se refletirmos novamente a missão de todo cristão batizado, saberemos que ser uma Igreja em saída, nada mais é, que cumprirmos a missão que nos foi dada em nosso batismo e renovamos nos demais sacramentos durante a vida.

Sejamos missionários! Sejamos uma Igreja em saída e Peregrinos de Esperança!


.:: Acompanhe o Evangelho do dia, acessando o Deus Conosco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...