Espiritualidade

O Coração de Jesus: O amor não é amado

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

06 JUN 2024 - 14H58 (Atualizada em 06 JUN 2024 - 15H58)

Na vida de São Francisco de Assis, conta-se que, certo dia, um pobre camponês o encontrou chorando e perguntou-lhe qual era a razão. Respondeu-lhe o Santo: “Meu irmão, o meu Senhor está na Cruz e me perguntas por que choro? O Amor não é amado! O Amor não é amado!”

A mesma coisa Santa Margarida Maria Alacoque ouviu, e foi do próprio Cristo, que lhe apareceu em 1675, pouco depois da festa de Corpus Christi. Mostrando-lhe seu Coração, Ele disse: “Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até se exaurir e consumir-se para demonstrar-lhes seu amor”.

Leia MaisJesus está sempre no barco da nossa vidaÉ jesus que faz rolar as pedras que fecham o nosso coraçãoCom Jesus, sairemos vitoriosos de nossos sofrimentosAs parábolas de Jesus: Os vinhateiros invejosos

E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles. Essas palavras tocaram profundamente sua alma e ela tomou a firme decisão de propagar por todos os meios possíveis a devoção ao Coração de Jesus, símbolo do amor infinito de Deus, manifestado em Jesus.

Deus tanto amou o mundo, que lhe entregou seu Filho Único (Jo 3,16). A Encarnação do Filho de Deus, sua paixão e morte… Pode haver maior prova de amor? Jesus mesmo disse: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos irmãos (Jo 15,13).

Esse amor não é genérico, impessoal, anônimo; é um amor de pessoa para pessoa. São Paulo sentia-se amado pessoalmente, pois escreveu: “Cristo me amou e se entregou por mim” — como se ele fosse único no mundo (Gl 2,20).

Quando um penitente volta para o Pai depois de longa ausência, pode-se dizer que ele é aquela ovelha rebelde que o Bom Pastor foi buscar porque sentiu sua falta e não descansou até encontrá-la. E esse encontro merece ser celebrado com uma festa, como está na parábola! (Lc 15,6)

De tudo isso se conclui a evidência do primeiro e maior dos mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças” (Mc 12,30). A grande pergunta então é: Como vou cumprir no meu dia a dia o mandamento do amor? Jesus dá uma resposta clara em Jo 14,23: “Quem me ama, guarda a minha palavra”.

Amar é fazer a vontade de Deus, é seguir o Evangelho, é cumprir bem nossas obrigações, sejam quais forem. Amar é servir, é doar-se, é fazer-se disponível.

Assim disse Jesus a Pedro: “Tu me amas? Apascenta minhas ovelhas!” Era a missão confiada a ele. Então, em qualquer pequeno gesto de cada dia, Você pode mostrar seu amor a Deus. Voltando a São Francisco, amar é fazer como ele rezava: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão…”

Escrito por
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...