Espiritualidade

O encontro da Cruz de Cristo por Santa Helena

Também foram encontrados os três cravos que perfuraram Jesus em meio a sua crucificação

Escrito por Redação A12

18 AGO 2022 - 14H36 (Atualizada em 15 AGO 2024 - 08H39)

Zvonimir Atletic/ Shutterstock

Leia Mais O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz? Conheça a Capela da Santa Cruz em São Bento do Sapucaí/MG -Santa Helena teve uma vida de fé, espiritualidade e bondade.

Casada com Constâncio Cloro, foi abandonada pelo mesmo, anos depois, por conta da exigência de casar-se com outra para ser Imperador Romano da época.

O filho dos dois, Constantino, foi separado dela para ser levado junto com o marido para seu novo Império. Com a morte do pai, Constantino assumiu o reinado e trouxe sua mãe para junto de si novamente.

Em um dia, que antecedia uma importante batalha, o Imperador sonhou com algo que mudou sua trajetória: uma cruz com os dizeres “Com este sinal vencerás”, sendo mostrada por Jesus Cristo. Após acordar, ele levou a Cruz para o duelo e saiu vencedor.

Após o ocorrido, o Imperador fez o documento “Édito de Milão”, que ordenava o fim da perseguição contra os cristãos, dando liberdade a religião. Constantino e Helena também compartilharam da mesma fé depois desse momento.

Entretanto, um fato trágico na família mudou o rumo das coisas e atingiram o coração de Helena — a morte de seu neto, Crispo, e da segunda mulher de Constantino, ambos mortos a pedido do próprio.
 Com isso, Helena teve a iniciativa de fé de peregrinar até Jerusalém, Terra Santa, local em que mandou construir duas Basílicas, sendo uma em Belém e outra no Monte das Oliveiras.

Lá, em meio a seu tempo de fé e penitência, encontrou a Cruz de Cristo. Entretanto, no primeiro momento, não uma, mas 3 cruzes foram achadas e para saber qual era a certa, levaram uma enferma até elas, que ao tocar A Cruz, teve uma melhora imediata, sendo então identificada como a verdadeira.

Por este ocorrido, Santa Helena é muitas vezes ilustrada junto a Santa Cruz e a Cruz junto a ela. 

Além da Santa Cruz também foram encontrados os três cravos que machucaram e perfuraram Jesus. Atualmente, as relíquias encontradas por Santa Helena e os escavadores estão na Basílica Romana de Santa Cruz de Jerusalém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...