Espiritualidade

O papel da comunicação no matrimônio: Aprendendo a escutar

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

28 JUN 2024 - 08H38 (Atualizada em 28 JUN 2024 - 11H36)

Shutterstock

Vivemos numa era de avançadas tecnologias que nos permitem estar conectados ao redor do mundo e acessar informações em tempo real. Paradoxalmente, apesar dessa capacidade de comunicação instantânea, muitos de nós enfrentamos dificuldades para nos comunicar efetivamente conosco mesmos, com os demais e com Deus.

O Papa Francisco tem refletido frequentemente sobre os desafios da comunicação na era digital. Em sua encíclica “Fratelli Tutti”, ele observa que, embora a tecnologia tenha ampliado nossas possibilidades de conexão global, também contribuiu para uma crescente distância entre as pessoas.

Muitas vezes a comunicação é vazia e superficial deixando de lado a importância de uma conexão que seja realmente profunda entre as pessoas. Embora estejamos conectados com o universo exterior, o mundo interior é deixado a um segundo plano.

Leia MaisFlores no casamento: Significado e devoçãoAs dúvidas mais frequentes sobre o casamento na Igreja CatólicaFotos: Papa presencia pedido de casamento e abençoa união na Praça de São Pedro

Um dos pontos cruciais abordados pelo Papa é a dificuldade de escutar e estar aberto ao que o outro tem a dizer. Ao não saber escutar, a comunicação não se dá de forma completa e plena. Esses problemas na comunicação se manifestam em diversos contextos, inclusive na vida familiar especialmente entre os esposos.

Muitos casais enfrentam sérias dificuldades para se comunicar, apesar das inúmeras ferramentas à disposição. Imersos no barulho do mundo exterior, não conseguem, muitas vezes, se ouvir. Esta dificuldade para escutar, traz uma grande frustração e pode ser a causa de uma comunicação deficiente e superficial. Como seria diferente se soubéssemos a verdadeira arte da escuta?

Nesta reflexão, vamos sugerir algumas atitudes que podem ajudar a melhorar a comunicação dos casais.

Dicas para que os casais aprendam a viver a escuta em seu relacionamento:

1. Pratique a escuta ativa: Esteja presente e focado quando seu cônjuge estiver falando. Evite distrações e demonstre interesse verdadeiro pelo que está sendo dito.

2. Viva a empatia: Tente compreender os sentimentos e as perspectivas da outra pessoa. Coloque-se no lugar dela para uma melhor compreensão.

3. Evite julgamentos prematuros: Deixe seu cônjuge expressar seus pensamentos livremente antes de formar uma opinião. Respeite suas opiniões, mesmo que sejam diferentes das suas.

4. Comunique suas necessidades: Não apenas ouça, mas também compartilhe suas próprias preocupações e sentimentos de maneira aberta e honesta.

5. Crie espaços para conversas significativas: Reserve momentos para conversas profundas e construtivas, longe das distrações do cotidiano.

6. Aprenda com os conflitos e dificuldades: Enxergue as dificuldades como oportunidades para crescer e fortalecer a comunicação no relacionamento.

7. Busque ser humilde, reconhecendo os próprios erros: Reconhecer a aceitar as próprias falhas ajuda a ter uma atitude humilde, que liberta o coração de uma atitude perfeccionista.

8. Busque encontrar a presença de Deus no dia a dia: Em meio a agitação de cada dia, procurar um espaço de oração e encontro com Deus.

Estas pequenas atitudes podem ajudar a que o casal reencontre espaços de escuta e compreensão, para viver uma comunicação que permita que o amor se faça cada vez mais forte e profundo. Assim como Deus nos ama e escuta, que os esposos possam se escutar e se amar construindo um relacionamento autêntico e duradouro.

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...