Espiritualidade

O que a Igreja celebra na Segunda-Feira Santa?

Ciente de Sua Páscoa definitiva, Jesus deseja que possamos viver esse momento com total humildade e generosidade

Escrito por Alberto Andrade

03 ABR 2023 - 14H32 (Atualizada em 25 MAR 2024 - 12H14)

Wikipedia

Para a fé católica, já estamos vivendo a Semana Santa, também chamada “Semana Maior” ou a “Grande Semana”, por causa seu rico significado religioso cristão, onde celebramos o mistério pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa, que já era festejada no Antigo Testamento, ganha um novo sentido, o da celebração da Ressurreição de Jesus.

“A Semana Santa oferece-nos uma ocasião privilegiada para readquirir a paz e a esperança, para refletir sobre o sentido da vida, o caminho percorrido e os passos a serem dados.

Quem caminha sem parar pode cansar-se e desanimar ou perder o rumo a seguir. A fé compõe o horizonte que inspira e anima o caminhar, principalmente, quando passamos por maiores dificuldades e desafios”, diz o Cardeal Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia.

Leia MaisEntenda o sentido da Semana SantaNesta Segunda-Feira Santa é proclamado o Evangelho segundo São João, quando Jesus chega a Betânia seis dias antes de sua morte para visitar seus amigos pela última vez, e o Senhor estava ciente que o cumprimento de Sua missão estava próximo.

Mas Jesus disse: Deixa-a; é para o dia de meu sepultamento que ela devia guardá-lo” (Jo 12,7)

O Mestre fala de sua sepultura que se aproximava e de seu corpo que seria buscado pelas mulheres para ser ungido e não foi encontrado, pois Ele já havia ressuscitado. Ao dizer “deixa-a”, Jesus explica que aquela unção significa Sua Paixão e Morte.

Wikipedia
Wikipedia


Total entrega a Deus

As autoridades já estavam perseguindo Jesus e o puro amor faz Maria de Betânia pressentir o drama que se aproxima. Nestas circunstâncias, quer fazer algo especial pelo seu Senhor, mostrar o seu amor por Ele, por isso realiza com decisão um gesto generoso: pega a coisa mais valiosa que possui, um perfume caro de nardo puro, e o derrama sobre os pés de Jesus, não se importando com críticas e comentários sobre essa atitude, bastando que Jesus ficasse contente.

Quem tem essa atitude de entrega total a Deus também se torna um instrumento da salvação para o próximo. Pelo contrário, quem faz muitos cálculos ou pensa demais diante do chamado de Jesus, acaba relutando também em se doar aos outros. No momento em que dizemos sim ao Senhor, entregamos para nossos irmãos e irmãs “o bom odor de Cristo” (2 Cor 2,15) e podem se sentir amados com amor de predileção.

Como aconteceu em Betânia, podemos dizer que “a casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo” (Jo 12,3). Por isso, nossa vida guiada pela força de Deus pode encher o mundo desta fragrância.

“Logo no início desta caminhada pascal, vemos esse exemplo bonito de Maria. Sem dizer uma palavra, ela faz uma acolhida bonita para Jesus, que lembra o que vamos celebrar futuramente, Sua morte e ressurreição.

Ao perfumar os pés de Jesus, faz um gesto bonito, com um perfume caro, até Judas critica esta atitude, porque sempre esteve ligado ao que é material e Maria nos ensina uma acolhida profunda que devemos dar a Jesus, pois Ele deu vida para nós, orienta o Padre Lucas Emanuel, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional.

Assim como Maria de Betânia, quando colocamos em prática esse reconhecimento e agradecimento ao que Deus tem feito por nós, desses nossos gestos sai um odor agradável que contagia a todos em nosso redor, e que também possamos praticar esse verdadeiro acolhimento, com amor, sempre oferecendo o melhor e o máximo de si para Cristo e Sua vontade.


Rodrigo Alvarez visita o túmulo de Lázaro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...