Leia MaisPapa diz que a Bíblia deve ser cada vez mais patrimônio de todosPor onde começar a ler a Bíblia?Dom Gargano, um monge que escreveu um livro sobre a Lectio Divina, cita uma bela analogia da tradição rabínica.
Nela, a Torá é comparada com uma jovem bela, que vive escondida em seu palácio, que, deixando-se ver por um momento pelo amado, esconde-se logo em seguida.
Chegará a ser seu esposo somente aquele que, frequentando a sua casa, persevere em buscá-la, e seguindo seus sinais, consiga, aos poucos, aproximar-se, tornando-se familiar.
A Lectio Divina é uma forma de oração da Igreja. Alguns colocam sua origem no Judaísmo. Um cristão do século II chamado Orígenes dará à prática da Lectio Divina a estrutura que conserva até os nossos dias: lectio, meditatio, oratio e contemplatio.
Ao longo da história da Igreja, este método continua a ser atualizado, na medida em que cada época acolhe o que este método propõe.
Dom Colombás, outro monge que escreve sobre a Lectio Divina, cita a São Gregório Magno, que a define como uma “leitura de Deus”, para descrevê-la como “a arte de estudar o coração de Deus”.
Estes diversos elementos nos ajudam a captar o que o método propõe. Por ser um método de oração, precisa ser aplicado pelo orante para manifestar toda a sua riqueza; não bastam definições genéricas, pois estas serão sempre superficiais e incompletas.
Para descobrir o que é a Lectio Divina, é necessário que o cristão se insira na dinâmica proposta e encontre o conteúdo dos quatro passos clássicos da lectio, meditatio, oratio e contemplatio.
Numa outra publicação aqui do A12 há uma explicação bastante breve sobre cada passo. Assim, quem se animar pode conhecer mais sobre o método e tentar aplicá-lo. Lembrando que sempre é melhor fazê-lo acompanhado por alguém com mais experiência na vida espiritual.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.