“Contanto que os meninos não pratiquem o mal, eu ficaria contente até se eles me quebrassem paus na cabeça.”
No dia 26 de maio, a Igreja celebrou o autor dessa frase bem-humorada, São Filipe Néri, que assim respondia quando reclamavam do barulho que seus pequenos abandonados faziam, enquanto aprendiam com ele ensinamentos religiosos e sociais.
Filipe nasceu na cidade italiana de Florença, no ano de 1515. Realizou seus estudos filosóficos e teológicos com os agostinianos em Roma. Sempre que podia, praticava a caridade junto aos pobres e necessitados, sempre com muita alegria.
O Santo chamou a atenção do seu confessor, que lhe pediu ajuda para fundar a Confraternidade da Santíssima Trindade, para assistir os pobres e peregrinos doentes. Aos trinta e seis anos de idade foi ordenado Sacerdote.
Tão grande era a sua consciência dos problemas da comunidade que formou um grupo de religiosos e leigos para discutir os problemas, rezar, cantar e estudar o Evangelho. A iniciativa deu tão certo que depois, o grupo, de tão numeroso, passou à Congregação de Padres do Oratório, uma ordem secular sem vínculos de votos.
Já ordenado padre, Filipe começava a exercer grande influência na capital italiana, e muitas pessoas queriam ouvir seus ensinamentos, tamanha era sua sabedoria, desde as crianças até nomes importantes da Igreja de Roma. Por causa deste reconhecimento, em duas ocasiões, Filipe foi chamado a tornar-se cardeal. Porém, na época, o cardinalato também iria prever um acesso maior a honras e bens materiais. Mesmo sabendo da honra em ser chamado para tal missão, recusou os dois convites.
Ele compreendeu que seu lugar era ali, no Oratório, se desapegando de todas as glórias, vivendo o sacerdócio com grande humildade e renúncia aos bens terrenos. O que Filipe queria era o Céu! Nessas duas ocasiões em que foi chamado a ser cardeal, respondeu dizendo sua célebre frase: “Prefiro o paraíso!”.
São Filipe Néri faleceu no dia 26 de maio de 1595, aos 80 anos de idade e ficou conhecido como o Santo da Alegria e da Caridade.
Oração a São Filipe Néri
Ó, glorioso São Filipe,
vós que foste tão favorecido de Deus
em ajudar e consolar os vossos filhos espirituais
na hora da sua morte,
sede-me advogado e pai,
quando me achar naquele tremendo passo.
Impetrai-me a graça,
para que naquela hora
o Demônio não me vença,
que a tentação não me oprima
e que o temor não me desanime.
Fortalecido de viva fé,
firme esperança e ardente caridade,
sustentai-me com perseverança
naquele último combate, de modo que,
cheio de confiança na misericórdia de Deus,
nos merecimentos de Jesus Cristo
e na proteção de Maria Santíssima,
seja feito digno de morrer a morte dos justos
e de alcançar a bem-aventurada pátria do paraíso
para ver e louvar a Deus convosco
e com todos os santos do céu.
Amém!
Fonte: Gaudium Press
Páscoa 2025 conta com lançamentos de filme e animação sobre o tema no cinema
O cinema reserva grandes estreias para 2025, em especial na Páscoa, com filme e animação para toda a família com todos passos vividos por Jesus até sua ressureição.
Confie em Deus! A fé em Jesus deve superar as incertezas
Reflexão sobre a confiança nas promessas de Deus, a esperança na vida eterna e a importância de ouvir e fixar os olhos em Cristo.
Conheça as três paixões de Carlo Acutis e seu exemplo de santidade
Conheça detalhes da vida e as três grandes paixões de Carlo Acutis, o jovem que será canonizado e continua inspirando a geração atual.
Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.