Conta a História, que certa vez um soldado disse a Napoleão Bonaparte: "Imperador, sois o nosso deus! Só falta criar a nossa religião". Ao que Napoleão lhe respondeu:
"Meu filho, para alguém fundar uma religião é preciso duas coisas: primeiro, morrer numa cruz; segundo, ressuscitar. A primeira eu não quero; a segunda eu não posso."
Só Jesus pode estabelecer uma Religião e instituir uma Igreja, pois Ele é o único homem que também é Deus. Uma Pessoa divina trazendo em si duas naturezas perfeitamente harmoniosas: a humana e a divina.
O Catecismo a Igreja Católica, no parágrafo 846 é muito claro quando afirma a necessidade da Igreja Católica para a salvação:
“…toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é seu Corpo: Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio] ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação. O único mediador e caminho da salvação é Cristo, que se nos torna presente em seu Corpo, que é a Igreja. Ele, porém, inculcando com palavras expressas a necessidade da fé e do batismo, ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo Batismo, como que por uma porta. Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar ou nela perseverar”.
Neste áudio para o A12, o Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R, nos orienta que a fé Cristã é uma vivência de acordo com o ensinamento de Jesus, o caminho para nossa salvação.
Não há dúvida de que a maior necessidade para nós católicos é a formação na doutrina. Por não a conhecer bem, muitas vezes, vivemos sua espiritualidade, mas acaba procedendo como não católico, aceitando e vivendo, por vezes, de maneira diferente do que a Igreja ensina, especialmente na moral.
A Igreja Católica crê que, depois da morte do último Apóstolo, nada de novo será acrescentado à Revelação divina antes do Fim dos Tempos, com a segunda vinda de Cristo. É importante ter sempre uma atitude de fidelidade à Igreja, porque nenhum vidente ou profeta autêntico poderá dizer novidades.
De fato, não é raro que gente apaixonada por aparições e revelações novas, se deixem atrair por esoterismos e feitiçarias, cartomantes e leitura de sorte. É a desordem da vã curiosidade. Deus nos revelou muitas coisas, mas apenas as que necessitamos saber para sermos salvos. Afinal, Ele quer a nossa confiança, e não satisfazer a nossa curiosidade. Sim, Deus quer que confiemos Nele, por isso não nos revelou tudo o que gostaríamos de saber. Precisamos confiar; para isso, devemos contentar-nos com o que Deus houve por bem nos comunicar.
Pedimos a Deus a graça de rejeitar qualquer coisa que seja contrária a Jesus Cristo
É nessas horas que precisamos da graça de Deus para reconhecer esses falsos ensinamentos e ter força para rejeitá-los. Aqui está a oração de coleta do 15º Domingo do Tempo Comum, que resume perfeitamente esta situação, para que o Senhor nos conceda a graça de rejeitar qualquer coisa contrária a Jesus Cristo.
Ó Deus, que mostrais a luz da verdade
aos que erram para retomarem o bom caminho,
dai a todos os que professam a fé
rejeitar o que não convém ao cristão,
e abraçar tudo o que é digno deste nome.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém!
A12 explica como devemos ser católicos autênticos
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.