"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12)
João se refere a Jesus como luz em boa parte do Evangelho, e diz que Cristo é a solução para as trevas em que o mundo está.
Leia MaisSejamos luzes resplandecentes na escuridão do mundo dilaceradoApresentação do Senhor: a luz que brilhou para nósVocê já meditou sobre a importância da luz? Quanta tristeza é ficar sem a luz, não é verdade? Nós estamos acostumados a ter sempre a luz elétrica, e, quando a perdemos por algum “apagão”, logo reclamamos.
Para os prisioneiros, um dos piores castigos que existe é a privação do banho de sol e, nos casos extremos, da luz. Nas celas totalmente isoladas, a pessoa perde a noção de dia e da noite, causando uma total desorientação, afetando até o metabolismo do organismo.
Em Jesus está a vida, a qual, como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem. Isso é algo muito poderoso, pois não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são necessariamente dissipadas.
Cristo veio ao mundo para desfazer as obras do diabo, libertar os cativos e dar vista aos cegos. Jesus é a luz do mundo e a luz prevalece nas trevas. Onde o evangelho é proclamado, a escuridão é vencida. Onde a verdade de Deus prevalece, a alma humana é iluminada.
Andando no mundo como estamos, tão obscuro pelo mal, Jesus veio trazer a luz, porque Ele mesmo é a luz que ilumina, que salva e resgata o mundo. E para ter essa luz, Ele mesmo nos indica o que fazer: “Quem me segue não andará nas trevas”.
Luz que mostra o caminho a seguir
Padre Luiz Camilo Júnior, C.Ss.R, falou da nossa missão em estar caminhando com Jesus, sendo Sua luz em nossas vidas.
"O batismo fez com que nós fossemos iluminados pela Luz que é Jesus! A nossa missão nesse mundo é sermos iluminadores onde quer que estejamos. Hoje há tantas trevas que tocam o coração humano, as trevas da dor, da injustiça, do desânimo. Por isso, a nossa presença cristã no mundo é uma presença que ilumina! Presença que revela o rosto de Deus como Pai Misericordioso", disse.
É preciso ouvir as palavras de Jesus Cristo, observá-las com alegria e com amor. São palavras de vida eterna. Ele não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo. A missão de Jesus é a salvação. A palavra de Jesus é clara no sentido, de quem o rejeita e não aceita as suas palavras, já tem o seu juiz, a palavra que ele falou o julgará no último dia. É a palavra de Jesus que julgará as pessoas, pela aceitação ou pela recusa do Senhor Jesus Cristo em suas vidas.
Jesus é a luz que dissipa nossas obscuridades. Uma luz que está presente em todos. E nenhum ser humano pode desenvolver-se na escuridão. A escuridão nos paralisa. Uma pequena luz põe tudo no lugar. Lembramos a criação: “Faça-se a Luz” (Gn 1,3) e o caos foi transformado.
Somos iluminados em Jesus, e nessa iluminação expandimos o nosso ser e desbloqueamos as possibilidades de nossa humanidade: um princípio ativo, condição indispensável para que haja vida e mostrar o que é belo, bom e verdadeiro em nós.
Oremos para que Maria sempre ilumine nossa vida!
Desconstruindo o medo: como a vulnerabilidade nos fortalece
A obra "Vulnerabilidade" de René Dentiz, nos convida à coragem e à transformação pessoal, abordando temas mais evidentes até os mais desafiadores.
A12 completa 15 Anos: veja onde chegamos!
O A12 celebra 15 anos de impacto digital, unindo fé, conteúdo de qualidade e tecnologia para milhares de pessoas.
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.